CAMPUS ITABORAI

Energias e Sustentabilidade

Campus Itaboraí realiza aula inaugural do seu primeiro Curso de Pós-graduação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/03/2022 15h55, última modificação 23/03/2022 13h51
Solenidade será realizada no dia 04 de abril, às 19h, com transmissão pelo IFFTube.
Campus Itaboraí realiza aula inaugural do seu primeiro Curso de Pós-graduação

A pós-graduação conta com 105 alunos (Foto: Divulgação/IFF)

O Campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF) promoverá a aula inaugural do primeiro curso de especialização a ser ofertado pela unidade: a Pós-graduação Lato Sensu em Energias e Sustentabilidade, na modalidade de Educação a Distância (EaD). A solenidade será realizada no dia 04 de abril de 2022, às 19h, com a  palestra "A crise climática em contagem regressiva - reflexões e propostas da COP 26", ministrada pela coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais do Campus Macaé, Maria Inês Paes Ferreira.

O evento será transmitido pelo canal do IFFluminense no YouTube, o IFFTube, e contará com a participação dos alunos, servidores, do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, do diretor de Implantação do Campus Itaboraí, Vicente de Oliveira, do coordenador do curso de pós-graduação, Anderson Vidal, e da representante da Pró-reitoria de Ensino, Ana Christina Marchi.

O Curso

A Pós-graduação em Energias e Sustentabilidade conta com 105 alunos e foi idealizada com o objetivo de contribuir, de forma efetiva, para a compreensão da realidade concreta dos conceitos de energias, sustentabilidade ambiental e para viabilizar uma formação técnica de qualidade para o enfrentamento das crises ambientais, por usos irracionais e esgotamentos dos recursos naturais e a necessidade da manutenção da vida. A abordagem temática do curso destaca as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, com vista a novos modos comportamentais e formas de produção e consumo.

O coordenador Anderson Vidal destaca que a pós-graduação tem um forte viés de educação ambiental e promoção do empreendedorismo sustentável. "O curso é uma grande oportunidade de aproximar o cidadão, não somente de uma necessária consciência a respeito da sustentabilidade, mas também de viabilizar acesso aos novos empregos e profissões que estão surgindo no setor e que, muitas vezes, não têm profissionais capacitados para ocupar as vagas", afirma.

O diretor do campus, Vicente de Oliveira, ressalta que o curso está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da unidade, aprovado pelo Conselho Superior do IFFluminense. "A pós-graduação inicia a implantação na região metropolitana do Rio de Janeiro e promove a disseminação dos conceitos de sustentabilidade com ênfase na temática Energias, propiciando assim, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável".

Campus Itaboraí

É a segunda unidade do IFF na região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro e está localizada em uma área central com aproximadamente 35 mil metros quadrados, na rua Isaura Pantoja, S/N°. O projeto arquitetônico do campus, que está em fase de implantação e teve o seu funcionamento autorizado pelo MEC, por meio da Portaria N.º 645, de 17 de agosto de 2021, conta com blocos administrativos e pedagógicos, aproximadamente 20 laboratórios, biblioteca, auditório, 12 salas de aula e ginásio esportivo.

De acordo com Vicente de Oliveira, as obras estão em fase de finalização, com a implantação do estacionamento, guaritas, entre outros, e previsão de inauguração para maio/junho de 2022.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!