CAMPUS ITABORAI

Implantação

Campus Itaboraí recebe visitas para articulação do funcionamento

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/04/2021 12h25, última modificação 04/05/2021 12h14
Representantes do poder público municipal e membros da comissão de elaboração do Projeto Político-Pedagógico da unidade visitaram o campus.
Campus Itaboraí recebe visitas para articulação do funcionamento

Docentes do IFF integrantes da comissão de elaboração do Projeto Político-Pedagógico do campus visitam a unidade. (Foto: Divulgação)

As instalações do Instituto Federal Fluminense em Itaboraí estão em etapa final de obras e, paralelamente, continuam ocorrendo atividades visando à articulação de seu funcionamento. Dessa vez, o campus recebeu visitas de representantes do poder público municipal e de membros da comissão de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade.

A assessora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Adriana Barbosa da Silva, e a subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira, estiveram no dia 08 de abril junto ao coordenador de Ensino do Campus Itaboraí, Valdeir de Souza Julio, visitando as instalações.

Ao conhecer os blocos de sala de aulas, o administrativo, o de inovação, os laboratórios especiais, o auditório e a biblioteca, a subsecretária apontou a grande necessidade de articulação para o sucesso desse projeto. “Acreditamos que o sentimento de pertença é de suma importância para os nossos alunos. Devemos nos apropriar de tudo o que uma estrutura como essa pode oferecer ao nosso município”, avaliou Gláucia.

Já a assessora pedagógica destacou a iniciativa do campus em priorizar este segmento da educação voltada para jovens e adultos. “Há a necessidade de que tenhamos, assim que possível, a formalização de convênios entre as instituições”, disse Adriana.

No dia 09 de abril estiveram na unidade os docentes do IFF Mônica Maciel Elias e Gustavo dos Santos Cunha, integrantes da comissão de elaboração do Projeto Político-Pedagógico do campus, e responsáveis pela elaboração do PPP do Curso Técnico em Química, que será ofertado por meio de itinerários formativos. Essa visita teve como objetivo verificar os laboratórios do curso e identificar a necessidade de adequações.

Mônica, docente do Campus Campos Guarus, ressaltou o avançar das obras e a grande capacidade de transformação que a unidade proporcionará aos alunos que ali serão atendidos. “Sabia que as obras estavam se desenvolvendo bem, mas fiquei surpresa pelo quanto estão adiantados os blocos de sala de aula e o administrativo. Será muito bom receber esses alunos com uma estrutura dessas já pensada até nos detalhes dos laboratórios”, comentou.

Para o coordenador de Ensino do campus, essas visitas apontam o cuidado e as articulações necessárias para atingir o objetivo dentro do município. “Conversar com o poder público municipal ainda na fase de implantação nos permite cuidar dos detalhes necessários para melhor atendermos aos estudantes. Assim como estarmos com uma equipe cuidando dos projetos pedagógicos nos permite antever as adequações necessárias na estrutura para que os cursos possam utilizar todo o potencial dos prédios e laboratórios que estão sendo construídos”, analisou Valdeir.

Essas visitas ocorreram como forma de preparação para a audiência pública com o município, realizada no dia 22 de abril.