CAMPUS ITABORAI

Ciência e Tecnologia

Estudantes do IFF Itaboraí realizam visitas técnicas sobre práticas de sustentabilidade

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/08/2022 10h40, última modificação 04/08/2022 16h37
Os alunos da Pós-graduação de Energias e Sustentabilidade e do curso de Ambiente e Sustentabilidade do IFF Itaboraí tiveram a oportunidade de conhecer práticas ambientais e empreendedoras.

Alunos do curso de Ambiente e Sustentabilidade em frente ao Jequitibá Rosa (Foto: Divulgação/IFF).

Alunos da Pós-graduação de Energias e Sustentabilidade e do curso de Ambiente e Sustentabilidade do IFF Campus Itaboraí realizaram visitas técnicas, nos dias 29 e 30 de julho de 2022, com o intuito de conhecer práticas ambientais e empreendedoras realizadas em empresas privadas e parques.

No primeiro dia de visita, os pós-graduandos tiveram a oportunidade de conhecer o projeto do Maraey, em Maricá, que tem como objetivo a criação de um grande empreendimento de rede hoteleira e condomínio residencial. O projeto conta com a construção de Centro de Referência Ambiental para pesquisa e conservação da flora e fauna, hospital, escola, shopping e, ainda, a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 440 hectares para preservação e conservação da vida selvagem.

O projeto tem como meta a recuperação de mais de 130 hectares de áreas degradadas, o que, se tornando realidade, colocará o Maraey como uma referência de atividade empresarial que aliou a obtenção de lucros com a sustentabilidade.

O professor e coordenador da Pós-graduação em Energias e Sustentabilidade, Anderson Vidal, ressalta a importância da visita. “Acreditamos que para uma qualificação de excelência dos nossos alunos é imprescindível que se tenham atividades imersivas, ou seja, conhecimento empírico construído fora da sala de aula, proporcionando uma verdadeira experiência”.

Ele também conta que houve a apresentação da diretora de sustentabilidade do projeto, Luciana Andrade, e destaca: “visitamos o terreno do colossal projeto Maraey, cuja proposta é proteger e recuperar - de fato - área que hoje é protegida apenas na teoria, mas na realidade vem sendo degradada por falta de fiscalização. Além do impacto ambiental positivo do projeto, chama atenção o potencial de geração de renda para a população local. Só na construção, são mais de 52 mil postos de trabalho. Isso mostra para os nossos alunos que sustentabilidade não é apenas cuidar da fauna e da flora, mas também do ser humano e da sua empregabilidade", conclui.

Já no segundo dia de visita, os alunos da Pós e do Curso em Ambiente e Sustentabilidade foram ao Parque Estadual dos Três Picos, no núcleo localizado em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, onde tiveram uma aula sobre a história do parque e sobre práticas preservacionistas.

O Parque é o maior do Estado do Rio de Janeiro, e abrange os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu. Ele é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

A visita foi guiada por técnicos do parque e os alunos puderam conhecer sobre o trabalho de preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção Fluminense da Serra do Mar, bem como sobre as atividades de recuperação de áreas degradadas e preservação de espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção existentes no Parque.

Durante a visita os alunos percorreram uma trilha ecológica que leva até um Jequitibá Rosa, que possui cerca de 1.000 anos de idade e mais de 40m de altura, além de avistarem exemplares de fauna e flora nativos da Mata Atlântica.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!