CAMPUS ITABORAI

Debates sobre Educação

IFF Campus Itaboraí participa de Feira Pedagógica em homenagem a Paulo Freire

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/10/2022 11h00, última modificação 25/10/2022 10h49
IFF Campus Itaboraí participa de Feira Pedagógica em homenagem a Paulo Freire

Participantes do evento, do IFFluminense e do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres (Fotos: Divulgação)

O Instituto Federal Fluminense Campus Itaboraí, por meio da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos, participou da abertura da Feira Pedagógica do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, realizada no dia 20 de outubro, no Centro de Artes Wellington Lira (Cawel), no município de Cachoeiras de Macacu. Este ano a Feira teve como tema "Paulo Freire 100+1", em referência ao centenário do educador.

A abertura contou com a apresentação dos estudantes do 2º ano que fizeram um Medley a partir do livro “Professora sim, tia não”, de Paulo Freire. Os alunos mostraram seus talentos, cantando e tocando violão. Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) e responsável pela Coordenação da Educação de Jovens e Adultos, Neyse de Carvalho Ribeiro, discorreu sobre o tema "Paulo Freire e a Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores", utilizando o livro “A importância do Ato de Ler” como ponto de partida para as discussões e debates com a comunidade escolar presente.

“Paulo Freire deixou muitos legados e um deles é a proposta para a alfabetização de adultos. Através dela temos outra perspectiva do processo educativo, em que o estudante aprende a partir da interação com o professor. Logo, é importante refletir junto aos novos futuros professores sobre a educação dos trabalhadores", destacou Neyse, acrescentando que o evento "foi um momento muito agradável e rico em discussões”.

Após a fala da coordenadora, os estudantes realizaram atividades inspiradas na proposta pedagógica de Paulo Freire. As propostas contemplavam as discussões e aprendizado que tiveram ao longo do ano letivo com o que foi abordado na apresentação, demonstrando que sabem trabalhar de forma interdisciplinar e respeitando o lugar de fala do trabalhador estudante.

Para a professora Cintya Gonçalves, apresentar o IFF aos normalistas é abrir o horizonte para outras realidades e estreitar os laços com a Educação Profissional e Superior, trazendo outras perspectivas relativas à formação acadêmica, sobretudo, sobre a necessidade de Formação Continuada. "Gostaríamos de parabenizar e agradecer ao IFF Campus Itaboraí, representado pela coordenadora Neyse pela participação na abertura desta Feira Pedagógica, compartilhando conhecimento e reflexões sobre a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva Freireana”.