CAMPUS ITABORAÍ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Itaboraí > Notícias > IFF Itaboraí aumenta em 525% o número de vagas para cursos FIC e de Extensão 

Notícias

IFF Itaboraí aumenta em 525% o número de vagas para cursos FIC e de Extensão 

Capacitação

Com a ampliação de 200 para 1050 vagas, 1913 candidatos concorrerão às vagas no processo seletivo. Sorteio público eletrônico será realizado no dia 25 de abril.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/04/2022 13h13, última modificação 19/04/2022 15h28
Arte: Programação Visual/IFF

Arte: Programação Visual/IFF

 O Campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense comunica a ampliação do número de vagas no Processo Seletivo de Cursos de Extensão e Formação Continuada (FIC) 2022 - 1º Semestre. 

  Em primeiro momento, foram ofertadas 200 vagas distribuídas entre os cursos de Tecnologias e Metodologias Aplicadas à Educação, Aproveitamento Energético de Biogás em Estações de Tratamento de Esgoto, Conservação de Solo e Água na Agricultura Familiar e Ambiente e Sustentabilidade. Contudo, após o término do período de inscrição no dia 17 de abril, o processo contabilizou 1913 candidaturas. Devido ao alto número de inscrições, o Campus Itaboraí ampliou a oferta de vagas em 525%, totalizando 1050 vagas distribuídas entre os cursos.

 De acordo com o diretor-geral do Campus Itaboraí, Vicente de Oliveira, "os cursos com maior procura foram os de Tecnologias e Metodologias Aplicadas à Educação e Ambiente e Sustentabilidade, com 873 e 592 inscrições, respectivamente. "

  O coordenador do processo seletivo e responsável pela Educação a Distância do Campus Itaboraí, Wanderson Amaral, aponta que, “o número expressivo de inscritos revela a importância da implantação do campus de Itaboraí, uma vez que, há uma grande demanda de formação e capacitação profissional na região. No mais, a alta procura por cursos nas áreas de Educação, Energias e Sustentabilidade demonstram que o planejamento para oferta de cursos, até mesmos futuros, estão de acordo com a demanda da sociedade e região”.

 Já o diretor-geral do campus ressalta o compromisso com a sociedade ao ampliar o número de vagas.  “Isso só é possível com a disponibilização de códigos de vaga pelo Ministério da Educação (MEC) para a contratação de mais professores”, destaca Vicente. 

Confira abaixo o novo quantitativo de vagas: 

Curso 

Vagas 

Tecnologias e metodologias aplicadas à educação

600

Aproveitamento energético de biogás em estadões de tratamento de esgoto

50

Conservação de solo e água na agricultura familiar

100

Ambiente e sustentabilidade

300

Total

1050

  De acordo com o Edital N.º 1, de 31 de março de 2022, a seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio público eletrônico no dia 25 de abril, às 19h, transmitido pelo canal do IFF no YouTube, o IFFTube. O início dos cursos está previsto para o dia 10 de maio. 

  Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções.