CAMPUS ITABORAI

Notícias

Capacitação

IFF Itaboraí aumenta em 525% o número de vagas para cursos FIC e de Extensão 

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/04/2022 13h13, última modificação 19/04/2022 15h28
Com a ampliação de 200 para 1050 vagas, 1913 candidatos concorrerão às vagas no processo seletivo. Sorteio público eletrônico será realizado no dia 25 de abril.
IFF Itaboraí aumenta em 525% o número de vagas para cursos FIC e extensão

Arte: Programação Visual/IFF

 O Campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense comunica a ampliação do número de vagas no Processo Seletivo de Cursos de Extensão e Formação Continuada (FIC) 2022 - 1º Semestre. 

  Em primeiro momento, foram ofertadas 200 vagas distribuídas entre os cursos de Tecnologias e Metodologias Aplicadas à Educação, Aproveitamento Energético de Biogás em Estações de Tratamento de Esgoto, Conservação de Solo e Água na Agricultura Familiar e Ambiente e Sustentabilidade. Contudo, após o término do período de inscrição no dia 17 de abril, o processo contabilizou 1913 candidaturas. Devido ao alto número de inscrições, o Campus Itaboraí ampliou a oferta de vagas em 525%, totalizando 1050 vagas distribuídas entre os cursos.

 De acordo com o diretor-geral do Campus Itaboraí, Vicente de Oliveira, "os cursos com maior procura foram os de Tecnologias e Metodologias Aplicadas à Educação e Ambiente e Sustentabilidade, com 873 e 592 inscrições, respectivamente. "

  O coordenador do processo seletivo e responsável pela Educação a Distância do Campus Itaboraí, Wanderson Amaral, aponta que, “o número expressivo de inscritos revela a importância da implantação do campus de Itaboraí, uma vez que, há uma grande demanda de formação e capacitação profissional na região. No mais, a alta procura por cursos nas áreas de Educação, Energias e Sustentabilidade demonstram que o planejamento para oferta de cursos, até mesmos futuros, estão de acordo com a demanda da sociedade e região”.

 Já o diretor-geral do campus ressalta o compromisso com a sociedade ao ampliar o número de vagas.  “Isso só é possível com a disponibilização de códigos de vaga pelo Ministério da Educação (MEC) para a contratação de mais professores”, destaca Vicente. 

Confira abaixo o novo quantitativo de vagas: 

Curso 

Vagas 

Tecnologias e metodologias aplicadas à educação

600

Aproveitamento energético de biogás em estadões de tratamento de esgoto

50

Conservação de solo e água na agricultura familiar

100

Ambiente e sustentabilidade

300

Total

1050

  De acordo com o Edital N.º 1, de 31 de março de 2022, a seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio público eletrônico no dia 25 de abril, às 19h, transmitido pelo canal do IFF no YouTube, o IFFTube. O início dos cursos está previsto para o dia 10 de maio. 

  Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções.