CAMPUS ITABORAI

IFF Itaboraí oferta formação pedagógica para rede pública municipal de educação

por Campus Itaboraí com Comunicação Social da Reitoria publicado 13/02/2023 13h32, última modificação 13/02/2023 14h44
O tema da formação foi planejamento educacional e prática docente, e ocorreu no dia 09 de fevereiro de 2023.
IFF Itaboraí oferta formação pedagógica para rede pública municipal de educação

Palestra na Escola Municipal Natércia Rodrigues Rocha

O IFF Campus Itaboraí atendeu a rede pública municipal de educação com uma ação de formação pedagógica, no dia 09 de fevereiro. A iniciativa ocorreu na Escola Municipal Natércia Rodrigues Rocha, que atende a cerca de 250 alunos entre Educação Infantil e 1º segmento do Ensino Fundamental.

O tema da formação foi planejamento educacional e prática docente, ministrada por Daniel Damasceno, professor de Educação e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Campus Itaboraí.

“O convite da escola surgiu por meio de uma profissional que concluiu o curso FIC em Alfabetização e Letramento, ofertado pelo IFF Itaboraí em 2022. Tanto o curso quanto a roda de conversa realizada na escola fazem parte de uma série de projetos e ações voltadas à formação pedagógica que estamos estruturando para Itaboraí e região de abrangência do campus. Entendo que uma das diversas funções do Instituto é colaborar no desenvolvimento educacional da região e as redes públicas municipais de ensino são peças-chave desse processo pela capilaridade de atendimento que possuem”, aponta Daniel.

Para Elza Alves, assessora Pedagógica da escola municipal, e quem fez o convite ao IFF, é importante que os professores estejam felizes para que os alunos se sintam bem no ambiente escolar, por isso, a escola deve ser um ambiente acolhedor para todos. "A formação com o tema planejamento foi pensada para que esse momento do professor não seja mais uma questão apenas burocrática, com papéis, folhas a serem preenchidas, mas que esse registro seja feito de forma prazerosa, por professores encantados, entusiasmados, construindo uma prática que alcance a real transformação. Foi uma manhã de reflexão e aprendizagem. Obrigada professor Daniel Damasceno e IFF pela presença em nossa unidade escolar.”