CAMPUS ITABORAI

Notícias

Capacitação

IFF Itaboraí promove encontros presenciais do Curso FIC de Alfabetização e Letramento

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/10/2022 11h40, última modificação 13/10/2022 15h15
O curso de 120h, dividido em sessões, atendeu a mais de 300 professores.
IFF Itaboraí promove encontros presenciais do Curso FIC de alfabetização e letramento

Mais de 300 profissionais da educação participaram do curso (Foto: Divulgação/IFF).

 O Campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF) promoveu o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Alfabetização e Letramento, destinado aos profissionais da educação com Ensino Médio Formação de Professores ou com Licenciatura. 

 Com carga horária de 120h, divididas em 10 sessões, o curso foi realizado entre os dias 28 de setembro e 04 de outubro, e contou com a participação de mais de 300 profissionais da educação. Boa parte dos cursistas são atuantes da rede pública municipal de Itaboraí, mas também houve a participação daqueles que lecionam em outros municípios do entorno do campus, como Niterói, São Gonçalo, Magé, Tanguá e Rio Bonito. 

 O curso foi conduzido pelo coordenador e professor, Daniel Damasceno, pela técnica em assuntos educacionais, Neyse Carvalho, e pela psicóloga, Ronalia Lessa.

 "Muitos cursistas já atuam em classes de alfabetização. Dessa forma, as teorias e métodos discutidos no curso abrem possibilidade de relação direta com a realidade vivenciada por cada um dos cursistas na educação básica", afirmou Neyse. 

 Em pauta, assuntos como políticas públicas de alfabetização, teorias, métodos, alfabetização e letramento no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram abordados. 

 Já o coordenador do curso ressaltou a oportunidade da troca e socialização acerca do tema. "Ministrar o curso para profissionais atuantes em classes alfabetizadoras potencializa a dialogicidade e a troca de experiências nas aulas presenciais e nas aulas de educação a distância". 

 O curso também contou com a presença do diretor-geral do Campus Itaboraí, Vicente Oliveira, e do diretor administrativo, Valdeir Julio. 




√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!