CAMPUS ITABORAI

Inauguração

IFF vai inaugurar o Campus Itaboraí

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/03/2024 21h33, última modificação 01/04/2024 15h18
Solenidade será realizada na próxima quinta-feira, dia 04 de abril, às 16h.
IFF vai inaugurar o Campus Itaboraí

A unidade possui 705 alunos matriculados (Foto: Divulgação/IFF)

O Instituto Federal Fluminense (IFF) vai inaugurar o seu 12º campus, em Itaboraí, na região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A cerimônia será realizada na próxima quinta-feira, dia 04 de abril, às 16h, no auditório da unidade.

O Campus Itaboraí, localizado em área central com, aproximadamente, 35 mil metros quadrados, na Rua Isaura Pantoja, S/N°, conta com blocos administrativos e pedagógicos, 20 laboratórios, biblioteca, auditório, 12 salas de aula e ginásio esportivo. A obra foi orçada em cerca de 20 milhões de reais.

A unidade do IFF, que estava em processo de implantação e teve o seu funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto de 2021, oferta, atualmente, um Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Energias e Sustentabilidade, na modalidade da Educação a Distância (EaD), e Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em diversas áreas, nas modalidades presencial e a distância. Dentre esses cursos, alguns compõem itinerário formativo para os Cursos Técnicos em Química, Eletrotécnica e Informática. Ao todo, são cerca de 705 alunos matriculados no primeiro semestre de 2024.

Situado próximo ao Polo Gaslub Itaboraí, empreendimento da área de abastecimento da Petrobras, o campus tem como eixo central de suas ações o tema “Energias”, com foco nos princípios da Sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a oferta de cursos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também é uma das prioridades do IFF Itaboraí.

De acordo com o diretor-geral da unidade, Vicente de Oliveira, a expectativa é de atender não somente o município de Itaboraí, com mais de 240 mil habitantes, mas outras oito cidades vizinhas - Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Magé, Maricá, Silva Jardim, Rio Bonito, São Gonçalo e Tanguá -, trazendo benefícios a cerca de dois milhões de habitantes. “Essa inauguração é um marco importante para o Instituto Federal Fluminense e tem um simbolismo muito forte, por estarmos em uma região com extrema carência de serviços básicos e de formação”, pontua o diretor.

"Depois de tanto empenho do Instituto Federal Fluminense, conseguimos concretizar essa ação educativa em uma região que tanto necessita da educação profissional e tecnológica”, ressalta o reitor, Jefferson Manhães de Azevedo.

Convite inauguração do Campus Itaboraí