CAMPUS ITABORAI

Pós-graduação

Inscrições abertas para Pós-graduação Lato Sensu em Energias e Sustentabilidade

por Comunicação Social do Campus Itaboraí publicado 10/04/2023 09h44, última modificação 10/04/2023 09h44
Interessados podem se inscrever até o dia 8 de maio. Curso é ofertado pelo Campus Itaboraí.

O  Campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense está com inscrições abertas para a turma de 2023 do curso de Pós-graduação em Energias e Sustentabilidade.  São ofertadas 120 vagas para esta formação, que ocorrerá na modalidade a distância.

A pós-graduação é destinada a profissionais de quaisquer áreas de formação e que possuam interesse em aprofundar as temáticas abordadas no curso, tanto para melhor formação humanitária, quanto para uma qualificação profissional mais refinada. Confira o Edital N. 3, de 6 de abril de 2023.

“Trata-se do Edital para a segunda turma da Pós-graduação em Energias e Sustentabilidade do Campus Itaboraí, sendo esta uma das áreas com maior empregabilidade nos próximos anos. A área de energias renováveis, bem como a demanda por produtos e serviços cada vez mais sustentáveis, tem apresentado grande demanda por parte de organizações públicas e empresas”, explica o advogado e professor de direito do IFFluminense, Anderson Vidal.

Podem se candidatar portadores de diploma que tenham concluído com êxito curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica), em cursos reconhecidos por órgão competente do Ministério de Educação (MEC).

As inscrições podem ser realizadas de 06 de abril a 08 de maio de 2023. O candidato, para ter sua inscrição realizada, deverá responder o questionário complementar, além de preencher o formulário disponibilizado durante o processo de inscrição, via Internet, no  Portal de inscrições do IFFluminense. Além disso, todos os candidatos precisam responder a um questionário socioeconômico. A taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, deverá ser emitida no Portal do Tesouro Nacional e paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

O professor Anderson destaca, ainda, que a oferta é uma grande oportunidade de obter diploma com certificação federal para profissões do futuro. “O projeto do curso foi minuciosamente construído para atender a vários perfis: profissionais da educação, técnicos da área socioambiental, química e energética, além de empreendedores desses setores”, explica ele.

A seleção será constituída por duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada no dia 23 de maio de 2023, de forma on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle do IFF; e a segunda composta por Análise de Currículo Lattesde caráter classificatório.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 20 de julho e o início das aulas está previsto para o dia 15 de agosto.

“A Pós-graduação ocorrerá a distância, por meio da plataforma Virtual Moodle, tendo poucos encontros presenciais para fins de avaliação. As aulas gravadas ficarão disponíveis aos alunos, que poderão assistir em horário da sua escolha”, acrescenta Anderson.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções Processo Seletivo para Pós-Graduação Lato Sensu em Energias e Sustentabilidade - Campus Itaboraí – 2023.