CAMPUS ITABORAI

Instituto realiza Audiência Pública em Itaboraí

por admin publicado 11/10/2013 15h25, última modificação 14/12/2017 14h24
A Reitoria do IFF realizará na quarta-feira, 16 de outubro de 2013, uma audiência pública no município de Itaboraí, na Região Metropolitana do Estado do Rio.

A Audiência Pública faz parte do processo de implantação do campus do IFF em Itaboraí, cuja previsão de início das atividades é em 2015. Esta etapa é considerada de extrema importância por ser o momento em que Instituição, poder público municipal e sociedade poderão conversar sobre expectativas e demandas locais/regionais.

Durante o evento serão apresentados a estrutura do Instituto e o seu funcionamento. Como o objetivo principal é abrir um canal de diálogo com a comunidade, foram convidados os gestores municipais, representantes estudantis, representantes da sociedade civil e a população em geral.

As informações geradas durante o encontro serão utilizadas como subsídios para tomadas de decisão como, por exemplo, a escolha dos cursos a serem oferecidos e programas educacionais.

A Audiência Pública está marcada para às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura, na Praça Marechal Floriano Peixoto, 97, centro da cidade.  Do IFF, participam o reitor, Luiz Augusto Caldas, pró-reitores e César Luiz de Azevedo Dias, diretor da Expansão da Educação Profissional e Tecnológica do IFF.

César destaca a importância da participação da comunidade no processo de implantação do Instituto. “Procuramos abrir o diálogo com os setores produtivos locais, inclusive com o COMPERJ, e com os representantes do poder publico municipal que contribuíram para apontar algumas demandas, entretanto, a participação dos moradores é fundamental para entender seus pleitos e anseios. Entendemos que o desenvolvimento só se efetiva se a comunidade estiver inserida e, para isso, a educação é fundamental”, disse.

Campus Itaboraí –O Instituto Federal Fluminense (IFF) faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica atuando na oferta de cursos técnicos de nível médio e cursos superiores gratuitos.

O IFF conta, atualmente, com unidades em oito municípios das Regiões Norte e Noroeste Fluminense e Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Itaboraí será o primeiro campus na Região Metropolitana e está sendo construído em uma área central com aproximadamente 35 mil m², na rua Isaura Pantoja s/n, próximo ao Restaurante Popular.

Foi elaborado um projeto arquitetônico básico com blocos administrativos e pedagógicos, aproximadamente 20 laboratórios, biblioteca, auditório, 12 salas de aula e ginásio esportivo, entretanto, o projeto final será adequado aos cursos a serem oferecidos pelo campus.

(Publicada em 11/10/2013)