CAMPUS ITAPERUNA

Aluna é selecionada para Olimpíada

por admin publicado 12/09/2014 15h10, última modificação 18/12/2017 13h18
A aluna do curso técnico de Informática Christinny Garibaldi foi selecionada pela organização da Olimpíada de Língua Portuguesa para concorrer na etapa estadual do concurso.

Nessa fase, serão definidos os semifinalistas que representarão o Estado do Rio na etapa regional e, depois, na grande final, com a presença de estudantes de escolas públicas de todo o país. Christinny, que sonha em ser jornalista e está em fase final de preparação para o vestibular, conta ter ficado surpresa com o resultado.

"Fiquei muito feliz com a notícia e ainda mais motivada para seguir nessa direção. Sempre gostei de escrever e, agora, me sinto mais segura de que esse é o caminho. Minha mãe é professora de Português. Ela está toda orgulhosa de mim", conta a estudante.

As oficinas de Língua Portuguesa que prepararam os alunos para a seleção começaram a ser ministradas em julho, pela diretora de ensino do campus Itaperuna, Fabiana Barros,  e envolveram cerca de 60 estudantes do último ano dos cursos técnicos de Turismo, Informática e Eletrotécnica. Eles receberam a missão de escrever um artigo de opinião com o tema "O lugar onde vivo".

"Fizemos uma seleção interna, pois apenas um texto de cada escola poderia ser inscrito. O da Christinny foi o que nos chamou mais a atenção, pela qualidade e conteúdo. Os alunos ficaram muito empolgados com as oficinas. É uma alegria grande ver o resultado desse esforço", conta Fabiana Barros.

Em seu texto, Christinny falou sobre o IFFluminense, argumentando que a escola é como uma casa, já que é o lugar onde passa a maior parte de seu dia:

"Agora, estou na torcida para chegar à etapa nacional. Sei que tem muita gente talentosa concorrendo, mas o primeiro passo já foi dado", diz.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é realizada a cada dois anos, numa parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura. O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Serão 20 vencedores na etapa nacional. Os alunos e professores selecionados ganharão uma impressora e um computador, cada um, além da medalha. Já as escolas receberão, cada uma,  dez microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros. O resultado final sairá em dezembro.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicado em: 12/09/2014)