Notícias
Aluna é selecionada para Olimpíada
Nessa fase, serão definidos os semifinalistas que representarão o Estado do Rio na etapa regional e, depois, na grande final, com a presença de estudantes de escolas públicas de todo o país. Christinny, que sonha em ser jornalista e está em fase final de preparação para o vestibular, conta ter ficado surpresa com o resultado.
"Fiquei muito feliz com a notícia e ainda mais motivada para seguir nessa direção. Sempre gostei de escrever e, agora, me sinto mais segura de que esse é o caminho. Minha mãe é professora de Português. Ela está toda orgulhosa de mim", conta a estudante.
As oficinas de Língua Portuguesa que prepararam os alunos para a seleção começaram a ser ministradas em julho, pela diretora de ensino do campus Itaperuna, Fabiana Barros, e envolveram cerca de 60 estudantes do último ano dos cursos técnicos de Turismo, Informática e Eletrotécnica. Eles receberam a missão de escrever um artigo de opinião com o tema "O lugar onde vivo".
"Fizemos uma seleção interna, pois apenas um texto de cada escola poderia ser inscrito. O da Christinny foi o que nos chamou mais a atenção, pela qualidade e conteúdo. Os alunos ficaram muito empolgados com as oficinas. É uma alegria grande ver o resultado desse esforço", conta Fabiana Barros.
Em seu texto, Christinny falou sobre o IFFluminense, argumentando que a escola é como uma casa, já que é o lugar onde passa a maior parte de seu dia:
"Agora, estou na torcida para chegar à etapa nacional. Sei que tem muita gente talentosa concorrendo, mas o primeiro passo já foi dado", diz.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é realizada a cada dois anos, numa parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura. O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Serão 20 vencedores na etapa nacional. Os alunos e professores selecionados ganharão uma impressora e um computador, cada um, além da medalha. Já as escolas receberão, cada uma, dez microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros. O resultado final sairá em dezembro.
IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicado em: 12/09/2014)