CAMPUS ITAPERUNA

OBMEP

Aluno do IFF Itaperuna conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 16/08/2024 15h06, última modificação 16/08/2024 15h08
Daniel Ribeiro Faria, do Curso Técnico em Química, receberá a premiação no dia 26 de setembro, em cerimônia no Rio de Janeiro.
Aluno do IFF Itaperuna na OBMEP

Daniel conquistou sua terceira medalha na OBMEP

O dia 26 de setembro será de mais um reconhecimento por mérito acadêmico para Daniel Ribeiro Faria, estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. Daniel receberá, nesse dia, a medalha de bronze da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente ao ano de 2023, em cerimônia que será realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

E essa não é a primeira conquista do estudante na OBMEP: enquanto cursava o 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Henriett Morineau, o estudante ganhou seu primeiro bronze e, dois anos depois, no 8º ano, foi medalhista de ouro.

Dessa vez, o desafio foi um pouco mais complexo. Ainda como estudante do 1º ano no IFF, em 2023, Daniel teve que concorrer também com alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio de todo o país, já que nessa categoria não há divisão por séries na OBMEP, como ocorre no Ensino Fundamental.

Mesmo com a exigência de conteúdos mais avançados, ele intensificou a preparação e conseguiu, mais uma vez, conquistar a medalha.

“Mesmo estando no começo do Ensino Médio e concorrendo com estudantes veteranos, consegui fazer o meu melhor e ganhar esse título do qual eu tenho muito orgulho e felicidade”, conta Daniel, que diariamente passava horas resolvendo exercícios de provas anteriores da Olimpíada como forma de preparação para o exame.

Campus também tem alunos com menção honrosa

Além da medalha de bronze de Daniel, houve menção honrosa para os alunos do IFF Itaperuna Laura Rios Machado, Miguel do Vale Lessa, Henrique de Jesus Rosa Soares.

A OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Na edição deste ano de 2024, o IFF Itaperuna tem 12 alunos classificados para a  fase, entre eles Daniel. A próxima fase está marcada para acontecer em 19 de outubro, reunindo 900 mil estudantes de todo o país.

“Este ano, a equipe de Matemática do campus promoveu uma oficina preparatória para a OBMEP, com o objetivo de incentivar os estudantes a participarem dessa que é a maior olimpíada científica do Brasil e que surgiu para identificar talentos, estimulando o interesse pela Matemática”, conta o professor Patricio do Carmo, que atualmente é o coordenador local da OBMEP no IFF Itaperuna.

A oficina teve cinco encontros, com aulas dos também professores de Matemática do campus Deborah Horta e Maurício Barbosa, além de Patrício.

“Temos 12 estudantes classificados para a 19ª edição. Vamos oferecer a esses alunos novos encontros com o mesmo desejo de prepará-los para a 2a fase e, novamente, termos ótimos resultados. E que ano que vem possamos contar com ainda mais estudantes fazendo parte desse time”, explica o coordenador.

Preparação de medalhista para o exame é diária

O medalhista Daniel segue firme nos estudos para a OBMEP deste ano.

“Estou me preparando mais e reforçando naquilo que eu já me preparei no ano passado. Eu espero melhorar e bater os meus próprios recordes nesta Olimpíada. A OBMEP me trouxe, principalmente, uma ampliação de horizontes com relação, não só sobre à Matemática, mas também sobre meu próprio ponto de vista em relação ao mundo”, diz o estudante.

Pedagoga e diretora substituta de Ensino e Aprendizagem do IFF Itaperuna, Bruna Machado ressalta a importância de conquistas como essa ao inspirarem outros alunos.

“Como pedagoga do campus, é com imensa alegria e orgulho que celebramos a brilhante conquista do nosso aluno Daniel. Essa vitória é um reflexo de sua dedicação e empenho, e nos enche de orgulho por fazer parte de sua trajetória. Esperamos que o exemplo de Daniel inspire todos os nossos estudantes a buscarem sempre a excelência, perseverando em seus estudos e acreditando em seu potencial para alcançar grandes feitos”, destaca.

Em 2024, a OBMEP teve mais de 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do país inscritos da primeira fase, que aconteceu em junho, representando mais de 56 mil escolas. Estudantes premiados com medalhas nacionais terão direito a integrar o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aulas avançadas de Matemática e bolsa para auxílio de custos.