CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

Alunos do Ensino Fundamental participam de oficinas de criação de jogos e poesia no IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 07/06/2023 19h37, última modificação 07/06/2023 19h44
Ação foi organizada pelos projetos Fábrica de Jogos e Literature-se, envolvendo estudantes do 9º ano da Escola Municipal Humberto de Campos.
Visita de escola municipal ao IFF Itaperuna

O IFF Itaperuna recebeu alunos da Escola Municipal Humberto de Campos

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna recebeu nesta quarta-feira, 7 de junho, estudantes do 9º ano da Escola Municipal Humberto de Campos para participarem de oficinas interativas dos projetos Fábrica de Jogos e Literature-se, que são desenvolvidos por professores no campus, além de conhecerem a estrutura do IFF e os cursos técnicos oferecidos.

De acordo com a professora Giselda Bandoli, que é coordenadora do Literature-se e presidente da Academia de Letras do campus, essa é a primeira de uma série de visitas planejadas para este ano com as unidades da Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna.

O grupo desta quarta-feira era formado por 20 estudantes, acompanhados das professoras Analia Lima e Lorena Carvalho e do orientador pedagógico Rafael Gomes, da Escola Municipal Humberto de Campos, que fica localizada na Cidade Nova.

Assim que chegaram ao IFF Itaperuna, os alunos foi encaminhados para uma oficina do projeto Fábrica de Jogos, ministrada pelo diretor de Ensino do campus, João Felipe Borges, e pelo professor da área de Informática Orlando Júnior.

"Nessa primeira parte, eles aprenderam um pouco mais sobre a criação de jogos e tiveram, inclusive, o gostinho de criarem seus próprios jogos virtuais, numa atividade usando suas músicas de preferência", conta a professora Giselda, que ficou responsável pela segunda parte da visitação, em que foi ministrada uma oficina sobre leitura, escrita e poesia, com a participação da professora Fabiana Carvalho.

A ideia, explica Giselda Bandoli, foi sensibilizá-los e aproximá-los do texto poético, de uma forma interativa e divertida.

"Trabalhamos com vários autores e autoras da nossa literatura, com momentos de descontração. Durante a oficina, eles declamaram textos, leram poemas, puderam dar opiniões e apresentar leituras próprias sobre os textos trabalhados. E, para fechar a atividade, eles produziram um pequeno texto poético, criado a partir de imagens que eram apresentadas para eles", explica a coordenadora do Literature-se.