CAMPUS ITAPERUNA

Evento Online

Alunos do IFF apresentam pesquisas no Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 14/10/2020 18h41, última modificação 10/10/2023 13h04
Com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, o evento também inclui palestras e atividades culturais, sendo toda a programação realizada de forma online.
Apresentação de trabalhos no Confict

A estudante Leticia Reis apresentou seu projeto de um etilômetro de baixo custo

Cento e quarenta projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos e professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) estão sendo apresentados ao público, até a próxima sexta-feira, dia 16 de outubro, no XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), evento anual organizado pelo IFF em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, o congresso também inclui palestras e atividades culturais, sendo toda a programação realizada de forma online, adaptada aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. As transmissões são feitas pela página do Facebook da Uenf e, no caso das apresentações orais de projetos, as sessões acontecem em webconferências no Google Meet.

Aluno do Curso Superior de Sistemas da Informação do IFF Itaperuna, Igor Vaillant foi um dos estudantes a apresentar seu trabalho nesta quarta-feira, dia 14. De casa e com o uso de um celular, ele explicou sobre o funcionamento do projeto "Utilizando Gamificação e Jogos na Promoção da Aprendizagem: Um Estudo de Caso no Ensino Médio", que vem desenvolvendo na equipe do professor e orientador Orlando Afonso Junior, com o também aluno de Sistemas de Informação Gabriel Rodrigues.

"O projeto havia sido escrito com o objetivo de criar uma base de gamificação para uso dos professores em sala de aula, mas como o Igor já tinha experiência prévia em programação, conseguimos ampliar essa ideia e criar um sistema gamificado, incluindo o desenvolvimento de um aplicativo próprio a partir de levantamentos feitos com professores e estudantes", explicou o professor Orlando, acrescentando que o projeto ainda está na fase inicial de aplicação e será usado em turmas de primeiro ano do Ensino Médio como forma de estimular o interesse e participação dos estudantes nas aulas, tanto remotas quanto presenciais, assim que possível.

Graduanda em Engenharia de Controle e Automação, no IFF Macaé, Leticia Reis apresentou ao público os primeiros resultados do projeto "Sistema Embarcado de Ignição Inteligente mediante a resposta do etilômetro", que participa com o também bolsista Willian Coelho, com orientação do professor Robson Santos.

O trabalho consiste no desenvolvimento de uma espécie de bafômetro, com custo reduzido, para ser acoplado em veículos. A ideia, explicou a aluna, é aumentar a segurança no trânsito, fazendo com que o carro seja ligado apenas depois de o motorista soprar o aparelho e for constatado que não há vestígios de bebidas alcoólicas em seu organismo.

"Já existe um modelo no mercado, com sistema bem mais complexo e custo aproximado de R$ 17 mil, cada. Nossa ideia principal é construir um etilômetro mais simples e custo menor para ser apresentado ao mercado", ressaltou Leticia, acrescentando que o projeto conta com auxílio de uma empresa que tem doado insumos para a pesquisa.

Além das apresentações orais, o público também pode conhecer um pouco mais sobre 117 projetos do IFF inscritos na modalidade "Banner" e que estão disponíveis para acesso AQUI. A plataforma dos congressos também permite que o público possa enviar comentários e perguntas para os autores dos trabalhos. Todos os resumos selecionados e os vídeos comporão, posteriormente, os anais do evento.

A programação completa e os links para acompanhar as atividades do XII Confict estão disponíveis no site do evento.