CAMPUS ITAPERUNA

Premiação

Alunos do IFF Itaperuna conquistam medalhas de ouro e prata na Olimpíada Nacional de Ciências

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 02/06/2023 18h47, última modificação 02/06/2023 18h51
Cerimônia de entrega das medalhas foi realizada nesta quinta-feira, 01/06, e contou ainda com a premiação das equipes vencedoras da 4ª Competição de Foguetes do Clube de Astronomia do campus.
Premiação no IFF Itaperuna

Os estudantes receberam a premiação em cerimônia realizada no Campus Itaperuna

Dobradinha para o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna no pódio da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), edição 2022: Tobias Vargas Lopes, aluno do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, conquistou a medalha de ouro na competição, enquanto Isabella Maestri, do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Química, foi premiada com a prata na ONC, além de uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

Os dois receberam as medalhas e certificados numa cerimônia realizada nesta quinta-feira, 1º de junho, na Direção-Geral do IFF Itaperuna, que premiou ainda os integrantes das equipes que conquistaram o pódio na 4ª edição da Competição de Foguetes do Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense, o Caronte.

Responsável pela coordenação e participação dos estudantes do Campus Itaperuna nas chamadas olimpíadas do conhecimento, que testam e premiam jovens brasileiros pelos estudos, pesquisas e conhecimentos em áreas como Física, Astronomia e Ciências, o professor Adriano Ferrarez explica que essas competições são trabalhadas como atividades extracurriculares, e a preparação acontece ao longo do ano, com apoio de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus.

"Algo muito importante nessas competições é que elas proporcionam aos nossos estudantes uma experiência para além da sala de aula, sendo importantes também para o currículo acadêmico, pois muitas vezes alunos premiados conquistam vagas em grandes universidades sem a necessidade de prestar o concurso vestibular. Este ano já tivemos a realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia, em 19 de maio, e estamos agora em preparação para as edições de 2023 da Olimpíada Brasileira de Física, da Olimpíada Brasileira de Física para Escolas Públicas e da Olimpíada Nacional de Ciências", destaca Ferrarez.

A edição de 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências teve 3,154 milhões de inscritos, entre estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de todo o país. A competição integra o Programa Ciência na Escola e é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com organização da Universidade Federal do Piauí e patrocínio da Petrobras. Ao longo da edição, os competidores participam de provas que abordam assuntos como química, física, biologia, história e astronomia. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.onciencias.org/.

Competição de Foguetes

A premiação desta quinta-feira contou com a participação do professor Adriano Ferrarez; do diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro; do diretor de Ensino e Aprendizagem, João Felipe Borges; e da diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis, Cláudia Aleixo.

Além dos medalhistas das olimpíadas de Ciências, também receberam troféu e certificados, os integrantes das equipes vencedoras da 4ª edição da Competição de Foguetes do Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense, o Caronte, que foram:

1º lugar - Foguete Roxinho, construído pela equipe formada por Gian Ximenes Verdan Pontes, Pedro Henrique Ramos Bueno e Pietra Oliveira Cescone;

2º lugar - Foguete Laicka, construído pela equipe formada por Kamilla Lopes da Silva Pereira e Vanessa Pontes de Lima;

3º lugar - Foguete ABRAVA 48, construído pela equipe formada por Nicollas Andrade Arantes Boechat e Wallace Menezes Coutinho Junior.