CAMPUS ITAPERUNA

Alunos montam projeto de geração de energia

por admin publicado 26/03/2015 15h15, última modificação 18/12/2017 13h19
Estudante do curso técnico em Eletrotécnica apresentou ao prefeito de Itaperuna a prévia de um projeto de criação de pequenas centrais hidrelétricas no Rio Muriaé.

A ideia é criar formas de geração de energia elétrica com custo e impacto ambiental reduzidos, num consórcio que poderá beneficiar até 14 municípios da Região Noroeste. O projeto está sendo elaborado pelos alunos de Eletrotécnica do campus Itaperuna Vinícius Cabral e Camilla Silveira, com a previsão de ser enviado em abril para a Petrobras, que é a financiadora das bolsas dos dois estudantes.

A Prefeitura de Itaperuna já demonstrou interesse na iniciativa dos estudantes. O prefeito  Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, esteve nesta quarta-feira, 25 de março, no campus Itaperuna para contribuir com informações para o estudo.

"O ideal seria zerar os gastos da Prefeitura de Itaperuna com a conta de luz, que atualmente fica em torno de R$ 400 mil. Esses recursos economizados poderão passar a ser usados em outras áreas prioritárias. Além disso, é importante criar meios de geração sustentável, até porque o país vive uma crise energética", ressaltou o prefeito, que também é engenheiro eletricista.

O projeto que está sendo elaborado pelos alunos do campus Itaperuna prevê a geração de energia por meio do represamento de água num trecho do Rio Muriaé, com a instalação de uma pequena central hidrelétrica, financiada por um consórcio de prefeituras da Região Noroeste. O valor da energia gerada nessa central seria, então, abatido das contas das prefeituras.

Segundo Vinícius, o trabalho que está sendo elaborado consiste em montar as bases para a instalação dessas centrais hidrelétricas. O estudo deverá ser finalizado até o fim do ano:

"Vamos conversar com gestores de concessionárias de energia e um hidrólogo. A construção dessas pequenas centrais é interessante do ponto de vista econômico e também ambiental, já que o impacto é muito menor do que o gerado pelas grandes hidrelétricas", disse o aluno.

(Publicada em 26/03/2015)