Notícias
Edital
Após ter pesquisa premiada em congresso, aluna do IFF Itaperuna vai estagiar em universidade na Argentina
Estudante teve sua pesquisa premiada com 1º lugar no Confict 2025z
A alegria de ter sua pesquisa premiada com um 1º lugar no Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica 2025 (Confict) do Instituto Federal Fluminense, em julho deste ano, fez a aluna da Licenciatura em Química do Campus Itaperuna Siloé Fernandes vibrar de alegria. Mas o que ela ainda nem imaginava, na época, é que esse seria apenas o começo de um mundo de oportunidades que se abriria rapidamente para ela.
Por conta da premiação no Confict, Siloé acaba de ser selecionada, por meio de edital de mobilidade Acadêmica Internacional do IFF, para participar de um período de estágio na Argentina, a partir de um convênio com a Universidad Nacional José Clemente Paz (UNPAZ).
“Fiquei incrédula com a possibilidade de fazer um estágio fora do Brasil. Sou nascida e criada em Itaperuna, o máximo que saí até hoje foi para cidades do próprio Rio e de Minas”, conta a estudante, que já está aprendendo Espanhol para a viagem: “Estou muito ansiosa para fazer um bom trabalho por lá e mostrar um pouco do que o nosso IFF tem melhor”.
A pesquisa premiada busca desenvolver meios de reduzir a presença de poluentes — como fármacos, pesticidas, hormônios e surfactantes — em águas superficiais e no solo. De acordo com a orientadora do trabalho, a professora do IFF Itaperuna Patricia Corradini, além de propor um catalisador mais eficaz para o tratamento de compostos orgânicos persistentes, o projeto também busca ampliar a conscientização sobre o uso de agrotóxicos e fortalecer o diálogo com a sociedade
“A premiação com a Mobilidade Acadêmica Internacional por meio do convênio com a Universidad Nacional José Clemente Paz (UNPAZ), na Argentina será muito enriquecedora para a Siloé. Ela é muito dedicada e tenho certeza que vai aproveitar para conhecer a instituição e abrir espaço para mais colaborações com a nossa pesquisa, além de enriquecer o currículo dessa excelente pesquisadora”, destaca a professora.
De acordo com a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional e professora de Inglês do IFF, Elane Kreile Manhães, a parceria com a UNPAZ é uma ação muito importante para o IFF, porque transforma o reconhecimento acadêmico em uma oportunidade concreta de formação internacional, fortalecendo não só a internacionalização, mas também as pesquisas desenvolvidas na instituição.
“Ao premiar a excelência da pesquisa desenvolvida pela aluna e por sua orientadora com uma mobilidade acadêmica internacional, a iniciativa impacta diretamente a trajetória acadêmica e pessoal da estudante contemplada, ao mesmo tempo em que fortalece a internacionalização e impulsiona outros estudantes a se dedicarem ao desenvolvimento de pesquisas de qualidade", afirma Elane.
Seleção foi por meio de edital próprio
O estágio de Siloé na Argentina acontecerá em maio de 2026, com duração de quatro semanas, e despesas pagas pelo IFF. Além de aprimorar sua formação, a estudante conta que pretende aprimorar a pesquisa por meio da troca de informações acadêmicas com os argentinos.
“Acredito que vai ser muito enriquecedor conversar com professores e pesquisadores da universidade, trocar experiências e mostrar como está sendo nossa pesquisa, os parâmetros e métodos de análise, com muito diálogo e abertura para entendermos em que pontos eles podem contribuir conosco e como nós também podemos contribuir com eles”, ressalta Siloé.
A seleção para a mobilidade acadêmica internacional aconteceu por meio do Edital 61/205, lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão do IFF em novembro, com o objetivo de sortear um dos oito autores dos trabalhos premiados em cada categoria do 17º Confict, evento realizado pelo IFF em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).