CAMPUS ITAPERUNA

Arte entre Povos foi um sucesso

por admin publicado 21/08/2013 10h45, última modificação 18/12/2017 13h22
O evento “Arte entre Povos”, realizado em parceria com a Prefeitura de Itaperuna, aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto, no campus Itaperuna.

Foram realizadas diversas atividades culturais envolvendo apresentações teatrais e musicais, lançamento de livro, sarau literário, oficinas, exposições e espaço para debate sobre os diversos temas propostos.

Em sua terceira edição, o Arte entre Povos 2013 comemorou o centenário de Rubem Braga. Em sua essência, tem como objetivo promover o diálogo entre a cultura brasileira e de outros países da América Latina.

De acordo com a organizadora, prof. Maria Célia Cardoso de Lira, o evento foi um verdadeiro “intercâmbio cultural que a cada ano se supera”.

Representando o prefeito itaperunense Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Paulo Roberto Pereira Gomes participou da cerimônia de abertura do evento. “Projetos abrangentes, como este, são capazes de modificar a realidade cultural de uma cidade”, falou o diretor de Cultura.

Arte entre Povos

A prof. Maria Célia fez uma avaliação emocionada sobre cada atividade realizada:

“A mesa-redonda foi incrível. Cada componente da mesa abordou uma faceta de Rubem Braga. O professor João Felipe Borges foi o mediador e na sua fala comparou a originalidade de Rubem Braga com a de Castro Alves. Maria Elvira nos encantou com peculiaridades da vida do autor. Artur Gomes deu um show ao recitar sua poesia com a alma. Fabiana Carvalho, professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFF, foi brilhante ao fazer um resumo da trajetória do autor. E Gleiciane Lage contagiou a todos com a influência das crônicas de Rubem Braga no teatro.

As oficinas foram sensacionais!! Carlos Pronzato conduziu um debate maravilhoso com os alunos do Curso de Turismo sobre o filme "Madres de la Plaza de Mayo". Pablo Trova "cantou" o golpe militar de 1973, os alunos ficaram extasiados!!! Cimar Pinheiro fez um trabalho belíssimo com as alunas do programa Mulheres Mil. Elas ficaram encantadas com a sugestão de montar um catálogo para melhor vender seus produtos. Francisco Rivero foi de uma generosidade ímpar em dar dicas de como essas alunas poderiam melhorar a produção de seu artesanato.

As apresentações da primeira noite foram um verdadeiro espetáculo!!! O teatro dos alunos do IFF abriu a noite com uma comédia deliciosa. LUDÔ foi um musical que deixou a todos admirados. As apresentações musicais aqueceram a noite fria de Itaperuna com a participação da voz doce e suave da professora Fabiana Carvalho, a versatilidade de Pablo Trova e a alegria da sanfona e teclado da "música da terra" com Jorge e Arruda (motoristas do IFF). E se não bastasse, ainda fomos embalados pelas histórias de Maria Elvira no lançamento do livro "No tempo da Onça".

Arte entre Povos (3)

O dia 16/08 começou com a oficina do fotógrafo Cimar Pinheiro para alunos do Curso de Turismo. A oficina teve tanto a parte teórica (na escola) e prática (centro de Itaperuna), os meninos adoraram!!! O sarau foi tão empolgante que iniciou na sala de arte e terminou aos pés de uma árvore antiga no jardim da escola. Foi lindo ver brilhando os olhinhos das crianças da escola Municipal Ligiero enquanto o Francisco Rivero contava sua experiência com a arte.

Maria Elvira "encontou" (permissão para o neologismo na junção de: encantou ao contar) as professoras da escola Municipal Águas Claras.

À tarde, as atividades foram na Praça de Itaperuna onde ocorreu a exposição dos trabalhos das alunas do programa Mulheres Mil.

À noite, as apresentações fecharam o evento com chave de ouro!!! Foi incrível ver o envolvimento dos alunos em querer cantar, dançar, tocar flauta, violão, guitarra, bateria, o que fosse, porque o importante era interagir e participar deste momento que, na vida da maioria, tenho certeza de que foi único.

Também destaco a participação do Musical Sem sair do Tom e do Coro IFF - campus Guarus. Pablo Trova fez uma apresentação maravilhosa e para encerrar a noite contamos com a apresentação do músico Itaperunense Kadim Duedel que relembrou clássicos da MPB, como "Eu sei que vou te amar" e "Como uma onda no mar".”

(Publicada em 21/08/2013)