Notícias
Evento
Café e Prosa recebe visita de cordelista
O câmpus Itaperuna recebeu na noite desta terça-feira, no“Café e Prosa, evento realizado mensalmente no câmpus, Gonçalo Ferreira da Silva, nascido em 1937, poeta, contista, ensaísta e presidente da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel. O cordelista fez uma palestra intitulada “Vertentes e Evoluções de Literatura de Cordel” contando que a arte foi trazida pelos portugueses, primeiro para a Bahia, e depois se espalhou pelos demais estados do Nordeste.
Cantores e contadores de história natos decoravam suas extensas odes, ganhando a vida declamando nas praças e nas feiras, levando e trazendo notícias de uma cidade para outra, criando versos e quadras - que as crianças aprendiam e depois usavam nas brincadeiras de roda. Com o tempo passou a contar com impressão artesanal e vencia assim as dificuldades, em alguns períodos até proibida de impressão de qualquer livro no país: uma arte que nasceu do povo, que nasceu livre.
Durante a exposição do tema, o poeta declamou exemplos de cordel em diversos estilos de forma envolvente e bem humorada, contagiando a platéia com seu vasto conhecimento e memória admiráveis.
A palestra contou ainda com a participação da acadêmica Maria de Lourdes Aragão Catunda (Dalinha Catunda), que declamou uma poesia, e de Maria do Livramento Lima da Silva (Madrinha Mena), que cantou músicas típicas nordestinas com a participação de alunos e servidores do IF Fluminense, além de convidados da comunidade itaperunense. Centenas de títulos foram trazidos pelos palestrantes para venda e autógrafos dos autores.
(Publicado em 6 de dezembro de 2011)