CAMPUS ITAPERUNA

Investimento

Campus Itaperuna tem projeto aprovado em 1º lugar para o Programa Nacional IF Mais Empreendedor

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 18/09/2024 15h53, última modificação 18/09/2024 15h57
Estudantes do Curso Técnico em Administração e do Curso Superior de Sistemas de Informação poderão se candidatar a bolsas no projeto.
Conecta Noroeste no IFF Itaperuna

Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá

Com a proposta de promover a transformação digital e a implementação de soluções tecnológicas inovadoras para micro e pequenos empreendedores (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs) do Noroeste Fluminense, um projeto elaborado no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna foi selecionado em 1º lugar no Edital 183, de Seleção Interna do IFF para Adesão ao Programa IF Mais Empreendedor Nacional 2024.

O "Conecta Noroeste: Inovação e Transformação Digital para MPEs e MEIs" foi escrito pelo professor e coordenador do Curso Superior de Administração do IFF Itaperuna, Raphael Veloso, com o objetivo de auxiliar empreendedores locais a se adaptem às novas demandas do mercado.

"A meta principal é que, ao final do projeto, os empreendimentos participantes tenham aumentado significativamente sua eficiência operacional, expandido seus mercados por meio de plataformas digitais, e melhorado a gestão interna com o uso de ferramentas digitais modernas. A adoção de tecnologias alinhadas com os princípios da Indústria 4.0, como inteligência artificial, automação de processos, e estratégias de marketing digital, busca transformar a forma como essas empresas operam, permitindo que se tornem mais competitivas e resilientes em um cenário de mercado cada vez mais desafiador", destaca Veloso.

O Programa IF Mais Empreendedor Nacional 2024 é uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e do Ministério da Educação, com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA).

Projeto terá seleção de estudantes para bolsas

Para o desenvolvimento do projeto no IFF Itaperuna serão concedidas cinco bolsas, sendo pelo menos uma delas obrigatoriamente direcionada a estudante de Curso Técnico Integrado, Concomitante ou Subsequente, enquanto as demais poderão ser ocupadas também por alunos da graduação e pós-graduação.

O edital de seleção será publicado nos próximos dias pela coordenação do projeto. A carga horária dos bolsistas será de 15 horas semanais, com bolsa mensal de R$ 400,00 (estudantes de cursos técnicos) e R$ 700,00 mensais (estudantes de graduação e pós-graduação), conforme valores de referência da Tabela do CNPq.

"A articulação com o meio acadêmico é um ponto fundamental da justificativa do projeto, envolvendo diretamente os alunos do Bacharelado em Sistemas de Informação e do curso Técnico Integrado em Administração do IFF Itaperuna. O projeto cria um ambiente onde a teoria encontra a prática, permitindo que os estudantes apliquem seus conhecimentos em situações reais, desenvolvendo soluções que não apenas beneficiam os negócios locais, mas também ampliam suas competências profissionais. Essa experiência garante uma formação mais completa, com os alunos adquirindo habilidades essenciais de gestão, inovação tecnológica e resolução de problemas, todas cruciais para o mercado de trabalho atual", explica Veloso.

Vagas para diferentes especialidades

Ainda de acordo com o coordenador, no que diz respeito ao perfil dos bolsistas, o projeto contará com três estudantes do curso Técnico em Administração, que terão um papel essencial no planejamento estratégico, gestão organizacional e otimização de processos internos das empresas atendidas. Eles trabalharão com a implementação de sistemas de gestão digital, como CRM e ERP, além de atuar no controle financeiro e de estoque, com foco em melhorar a eficiência operacional dos empreendimentos. A esses estudantes serão exigidas habilidades de análise de dados financeiros, controle operacional, e uma boa comunicação para interagir diretamente com os empreendedores.

"Por outro lado, os 2 bolsistas do Bacharelado em Sistemas de Informação trarão a expertise técnica necessária para a implementação das soluções tecnológicas, incluindo plataformas de e-commerce, automação de processos e sistemas de gestão digital. Eles também atuarão no suporte técnico durante a implementação das ferramentas, monitorando a integração dessas soluções nas operações diárias das empresas. Espera-se que eles possuam conhecimentos em automação de processos, CRM/ERP, e desenvolvimento de soluções tecnológicas", acrescenta o coordenador.

Os demais projetos aprovados no Instituto Federal Fluminense foram: Núcleo de Oportunidades e Empreendedorismo para a Inovação (2º lugar), EducaMove (3º lugar) e A Utilização do Marketing Digital como Ferramenta no Crescimento Econômico da Região Norte Fluminense (4º lugar). O resultado está disponível em https://selecoes.iff.edu.br/programas-e-projetos-institucionais/programas-e-projetos-de-extensao-e-pesquisa/reitoria/2024/processo_seletivo-17/