CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

Centro de Memórias do IFF Itaperuna disponibiliza íntegra de entrevistas de seu documentário 'Memórias de Luta'

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 19/07/2024 17h27, última modificação 19/07/2024 20h23
Entrevistas fazem parte de projeto audiovisual produzido entre os anos de 2017 e 2022, por servidores e alunos do campus, com a participação de integrantes do Movimento Afro-brasileiro de Itaperuna.
Documentário do IFF Itaperuna

O lançamento oficial do documentário aconteceu na 8ª edição do Novembro Negro do IFF Itaperuna

Um rico acervo de entrevistas, documentadas por vídeo, com lideranças do movimento afro-brasileiro de Itaperuna está agora à disposição do grande público, a partir de uma iniciativa do Centro de Memórias do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. O material faz parte da produção do documentário "Memórias da luta", produzido pelo Centro de Memórias e lançado em novembro de 2022, e que pode ser acessado no IFFTube Itaperuna, a página oficial do campus no Youtube.

As entrevistas estão disponíveis, na íntegra, trazendo o relato completo de integrantes do Movimento Afro-brasileiro de Itaperuna (Moabi), grupo surgido em 1983, motivado pela intelectual negra e ativista da luta antirracista Maria Beatriz do Nascimento.

Segundo o coordenador final do projeto, o professor de História do IFF Itaperuna Márcio Toledo, o documentário, cuja produção começou em 2017 e contou com a participação de diversos servidores e alunos bolsistas do campus, teve como objetivo principal contribuir para a preservação das memórias, histórias e lutas desse movimento social tão relevante para a preservação da história e da cultura afro-brasileira, para a valorização da diversidade e o enfrentamento ao racismo.

"O documentário levanta diversas questões, das quais destacam-se a percepção de que o país não será verdadeiramente democrático enquanto a população negra não for respeitada e a igualdade racial não se tornar uma realidade efetiva. Fica cada vez mais evidente que o racismo estrutural e estruturante na sociedade brasileira precisa ser desconstruído, desnaturalizado e combatido", destaca o professor.

Entrevistas estão sendo disponibilizadas de forma gradual

A publicação da íntegra das entrevistas é um desdobramento do lançamento do documentário e vem sendo feita de forma gradual. Na terça-feira, 16 de julho, foram disponibilizados os vídeos com Enildo Rosa Virgilio, fundador do Moabi, e com Gabriel Vicente, filho de fundadores do movimento, além de ex-aluno do IFF e bolsista do Centro de Memória.

"Embora eu já fizesse parte do Moabi, antes mesmo de trabalhar na produção do documentário, eu era muito novo e não conhecia tanto a história do movimento. Até porque muito dessa bagagem de 40 anos de luta vinha se passando de forma oral e, infelizmente, foi se perdendo de geração em geração. Então, quando a gente grava essas entrevistas, é muito importante no sentido de documentarmos a história. O trabalho foi muito grande, mas também muito gratificante, especialmente depois de lançarmos, quando vimos que vários outras pessoas se identificavam com esse documentário e era ainda um incentivo nessa luta de igualdade racial", conta Gabriel Vicente.

Segundo o professor Márcio Toledo, até o momento quatro entrevistas já estão disponíveis no You Tube do IFF Itaperuna e, em breve, outras mais serão entrevistas liberadas.

"Tornar esse acervo público é importante não só para a preservação das memórias do movimento negro local, mas também para incentivar novos estudos e pesquisas a respeito da questão racial, da territorialidade, da inclusão e da diversidade", ressalta.

A idealização do projeto audiovisual é do técnico em Assuntos Educacionais Eduardo Lucindo da Cunha e, além de Márcio Toledo e do próprio Eduardo Lucindo, o documentário teve coordenação dos professores do IFF Itaperuna Fabio Siqueira e Flavia Coutinho, produção e edição do técnico em Audiovisual do campus, Rajan Simões, e roteiro dos então estudantes bolsistas André Dias, Gabriel Vicente, Ismael Silva, Maristher Oliveira e Potira Nasser.

O documentário "Memórias da luta: Movimento Afro-brasileiro de Itaperuna" foi lançado oficialmente durante o 8º Novembro Negro do IFF Itaperuna, em 23 de novembro de 2022, com exibição no cineteatro do campus, seguida de uma roda de conversa. O vídeo está disponível no link https://youtu.be/GjpLIyRuUWo?si=GJ3-tiF3DQwkVN-3.

Os links das entrevistas são: