CAMPUS ITAPERUNA

Consciência Negra no campus Itaperuna

por admin publicado 23/11/2010 11h04, última modificação 18/12/2017 13h20
Palestra marcou a reflexão sobre o Dia da Consciência Negra no campus Itaperuna, na última terça-feira, dia 23 de novembro, além da apresentação das rodas de capoeira.

O campus Itaperuna estará promoveu na última terça-feira um momento de reflexão sobre o Dia da Consciência Negra. O evento contou com a participação do professor José Luís Ribeiro “Borracha” fundador do MOABI – Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna.

No evento, o professor José Luiz Ribeiro ministrou a palestra “Reflexão sobre a Consciência Negra”. Durante amanhã teve a apresentação cultural do Grupo de Capoeira do Mestre Formiga e às 18h o grupo se apresentou novamente para os alunos do turno da noite.

O Diretor Geral do campus, professor Evanildo Leite disse que o evento teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a luta contra o racismo e a desigualdade social e econômica existente no Brasil.
“É importante lembrarmos a importância dessa data, pois durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E às custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país”, enfatizou.

O Brasil possui uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuam em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e foi instituído pela Lei 10.639/2003. Neste dia no ano de 1695, o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, morreu em combate defendendo seu povo contra a escravidão.