CAMPUS ITAPERUNA

Competição Estudantil

Construção de veículo off-road no IFF Itaperuna receberá investimento da Faperj

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 16/08/2024 16h21, última modificação 16/08/2024 16h23
Trabalho desenvolvido no Curso de Engenharia Mecânica foi contemplado em edital de Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional.
Projeto do IFF Itaperuna aprovado pela Faperj

Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna teve mais um projeto da área de Engenharia Mecânica selecionado para receber recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio da 3ª edição do Edital de Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional.

O resultado final da seleção, divulgado nesta quinta-feira, 15 de agosto, após análise de recursos, contempla um segundo trabalho desenvolvido no IFF Itaperuna, cujo tema é “Projeto e construção de um veículo off-road para competir no programa estudantil BAJA SAE Brasil”, de autoria do professor André Luiz Vicente.

Na lista preliminar, o campus já havia sido contemplado com fomento para o projeto "IFF Composite: equipe dedicada a projeto, simulação e fabricação de estruturas em materiais compósitos para o desafio da ponte da SAMPE Brasil".

“Foi muito gratificante ter esses dois projetos aprovados, mostrando uma motivação e comprometimento imensos de nossos professores e alunos com um aprimoramento constante de nosso curso. Ter projetos como esses certamente será uma motivação a mais para os alunos, tanto os atuais quanto aos que ainda virão cursar a Engenharia Mecânica do IFF Itaperuna”, destaca o coordenador do curso, Juvenil Junior.

Estudantes atuarão no desenvolvimento do veículo

A fabricação de um veículo off-road, no campus, para participar de competições estudantis tem, segundo o coordenador da Engenharia Mecânica, o objetivo de oferecer aos estudantes do curso a chance de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em projetos desafiadores e práticos.

“Essa competição veio do exterior e já é bem antiga no Brasil, tendo etapas regionais, nacional, além da internacional. Nossa ideia principal com esse projeto é que os estudantes projetem e construam um veículo para competirem com universitários de todo o país”, explica Juvenil.

A competição Baja SAE é um programa para estudantes que desafia equipes universitárias a projetar, construir e competir com veículos off-road em uma variedade de provas. A competição, organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), tem como objetivo desenvolver habilidades práticas e incentivar a inovação no campo da engenharia automotiva.

No IFF Itaperuna, o projeto será desenvolvido em várias etapas, como análise de requisitos, projeto conceitual, modelagem CAD, fabricação de protótipos, testes e otimização. Para garantir o desempenho e a qualidade do veículo, serão empregadas técnicas de fabricação adequadas e ferramentas de engenharia assistida por computador (CAE). A ideia do corpo docente é que o projeto ajude a preparar os participantes para os desafios futuros da indústria automotiva por meio de uma experiência educacional enriquecedora.

Seleção inclui outros projetos do IFF

A seleção da Faperj recebeu 130 projetos inscritos, dos quais 43 foram contemplados para receber os recursos, após a fase de recursos, entre eles os dois da Engenharia Mecânica do IFF Itaperuna. Outros três projetos do Instituto também foram contemplados pelo edital: "Em busca da Excelência do Café do Grão à xícara: Inovação, Torra de cafés especiais, profissão barista, cup taster e latte art" (professor Daniel Coelho Ferreira), "Fortalecimento de Equipes Discentes em Competições Matemáticas" (professora Mariana Neumann de Souza), “Equipe Sete Capitães: Desafios para inovação solar no mar” (professor Yves Rocha de Salles Lima), “Competições de robótica com equipes estudantis: desenvolvimento de competências e inclusão tecnológica” (professor Thales Bittencourt de Oliveira), "Goytaborgs: Desenvolvimento e implementação de tecnologias nos projetos de robótica, visando a eficiência nos resultados em participação de competições nacionais e internacionais, com ênfase na continuidade do desenvolvimento profissional e empreendedor do corpo discente da equipe" (professor Revair Mendes Lourenco).

As competições listadas nos projetos aprovados cobrem áreas como robótica, embarcações solares, bioquímica, foguetes, satélites, veículos do tipo baja, baristas, entre outras. De acordo com a Faperj, os torneios permitem que os estudantes apliquem conhecimentos teóricos na execução de projetos ao participarem de competições discentes, nacionais ou internacionais, gerando uma experiência educacional empreendedora com o uso de novas tecnologias e inovação.