CAMPUS ITAPERUNA

Viagem

Estudantes do IFF Itaperuna visitam Museu de Arte do Rio e Roteiro da Pequena África

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 06/04/2023 17h49, última modificação 06/04/2023 18h51
A aula externa foi voltada a integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e do projeto Filhas da Luta e incluiu ainda alunos do campus Itaboraí.
Visita de alunos do IFF Itaperuna ao Rio

Os alunos percorreram o Roteiro da Pequena África

Um grupo de estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna partiu rumo ao Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 30 de março, para participar de um circuito de visitas guiadas a pontos históricos e centros de referência cultural da cidade, entre eles o Museu de Arte do Rio (MAR), o Parque das Ruínas e a Praia Vermelha, além de percorrer o chamado Roteiro da Pequena África, que abrange os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na Zona Portuária.

A aula externa foi voltada a alunos que atuam nos projetos institucionais do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e Filhas da Luta, tendo como organizadores o professor Vicente Silveira e a servidora técnico-administrativa em Educação Ingrid dos Santos Nunes, ambos do Neabi, e Lylian Nogueira Cunha, coordenadora do Filhas da Luta.

"O Filhas da Luta e o Neabi são projetos que vêm desenvolvendo uma série de atividades e eventos em parceria, no último ano. Nessa viagem, buscamos ampliar ainda mais essa integração e aprofundar conhecimentos sobre a formação história do Rio de Janeiro. O professor Vicente, que além de ser docente na área de Sociologia, também tem experiência como guia em circuitos históricos, fez contextualizações sobre cada um dos pontos visitados, a partir de nossas perspectivas de formação cultural que contemplam os povos africanos e indígenas. Foi uma aula muito rica para todos", contou a coordenadora do Filhas da Luta.

O passeio contou ainda com o ex-aluno Gabriel Vicente, que atua como conselheiro de campus e membro externo do Neabi, além de estudantes do IFF Itaboraí, que participaram das atividades acompanhados pela professora Flavia Coutinho Sampaio, que coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas no campus recém-inaugurado.

"Fizemos essa viagem acompanhados dos colegas de Itaboraí, e foi muito interessante e positivo esse intercâmbio entre os dois campi, com os alunos podendo se conhecer e trocar experiências sobre a atuação de cada Neabi", explicou Ingrid dos Santos Nunes, do Núcleo de Itaperuna.

Atualmente, o Museu de Arte do Rio tem em cartaz as exposições “A construção do MAR e a Pequena África”, "O Bastardo: O Retrato do Brasil é Preto", "Luz no Caminho" — sobre o cotidiano de mulheres negras em meio a paisagens do dia a dia do subúrbio carioca —, “Todos Iguais, Todos Diferentes?” — que busca provocar reflexões sobre a diversidade cultural através da pluralidade dos povos —, e "Um Defeito de Cor", que faz uma revisão historiográfica da escravidão abordando lutas, contextos sociais e culturais do século XIX. Mais informações em https://museudeartedorio.org.br. Sobre o Roteiro da Pequena África, na Zona Portuária do Rio, é possível saber mais no site https://riotur.rio/que_fazer/pequena-africa/.