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Eleições 2023

Filipe Ribeiro de Castro é reeleito para direção-geral do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 07/12/2023 01h10, última modificação 07/12/2023 02h40
Votação aconteceu nesta quarta-feira, 6 de dezembro, e teve a participação de alunos e servidores técnico-administrativos e docentes.
Filipe de Castro, diretor do IFF Itaperuna

Filipe Ribeiro de Castro foi eleito para mais quatro anos como diretor-geral do IFF Itaperuna

O professor Filipe Ribeiro de Castro foi reeleito, em votação realizada nesta quarta-feira, 6 de dezembro, para o cargo de diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. Filipe recebeu 55,7% dos votos.

O percentual de votos brancos foi de 2,5%, enquanto os nulos chegaram a 7,4%. A abstenção registrada foi de 34,2%. A apuração foi transmitida ao vivo, pelo IFFTube, o canal oficial do IFF no Youtube, e pode ser acessada AQUI

A votação aconteceu das 9h às 21h, com o uso de urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em seções montadas em salas do Bloco B. Tiveram direito a voto os alunos dos cursos técnicos e superiores com matrícula ativa e os servidores técnico-administrativos e docentes lotados do campus. As Eleições 2023 do IFF aconteceram de forma simultânea nos campi e, além dos diretores-gerais, definiu o professor Victor Saraiva como reitor do Instituto para a Gestão 2024-2028.

Os percentuais de votos, por segmento, foram:

PROFESSORES
Filipe - 50 votos
Brancos - 1 voto
Nulos - 4 votos
Abstenções - 17

TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS
Filipe - 29 votos
Brancos - 2 votos
Nulos - 7 votos
Abstenções - 8 

ALUNOS
Filipe - 329 votos
Brancos - 18 votos
Nulos - 16 votos
Abstenções - 586 

Filipe Ribeiro de Castro é professor da área de Mecânica do IFF Itaperuna desde setembro de 2010, tendo coordenado o Curso Técnico Concomitante em Eletromecânica do campus, entre os anos de 2015 e 2017, e o Curso Técnico Concomitante em Mecânica, entre 2017 e 2019. O plano de gestão publicado por Felipe Ribeiro de Castro pode ser acessado AQUI.

Mais informações sobre as Eleições 2023 estão disponíveis na página das Eleições 2023 do IFF.

Durante a campanha eleitoral, em acordo com o regramento do processo eleitoral do IFF, o candidato a diretor-geral teve a oportunidade de responder a perguntas elaboradas pelo Fórum dos Comunicadores. A entrevista foi publicada originalmente no Portal do IFF no dia 28 de novembro e pode ser acessada novamente a seguir:

Portal do IFF - O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?

Prioritariamente, desde o primeiro dia, nossa atuação terá como instrumento norteador nosso plano de gestão. Assim, dele elencamos os seguintes destaques para o início de um novo ciclo de gestão:

  • Implementar agenda de discussão e debates com toda a comunidade acadêmica sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Campus Itaperuna para a elaboração coletiva do documento;
  • Garantir, na prospecção anual de visitas técnicas com as coordenações de curso, orçamento para realização de no mínimo uma visita técnica por curso; 
  • Estruturar, estimulando a organização estudantil, regimento para composição e funcionamento do Conselho de Representantes de Turma;
  • Implementar a modalidade de bolsa estudantil bolsa-atleta;
  • Propor, junto à Reitoria, a implantação conforme critérios da Política de Assistência Estudantil, o Auxílio Dignidade Menstrual para estudantes;
  • Ampliar o direito ao número de cópias disponíveis para os estudantes no serviço de mecanografia;
  • Disponibilizar as novas unidades dos armários estudantis;
  • Início dos serviços de padronização das fechaduras das salas de aula;
  • Gestão colegiada com as equipes de trabalho para execução do Plano Diretor de Infraestrutura Física do campus, a partir da instituição de equipe de planejamento com as lideranças;
  • Sistematizar a execução dos itens listados pelas coordenações através da janela de compras de insumos de laboratórios;
  • Instituir grupo de trabalho para proposição e operacionalização organizada de ações para implementação da Política de Qualidade de Vida no Trabalho do IFFluminense, bem-estar e saúde mental dos servidores;
  • Organizar agenda com os setores administrativos e áreas de atuação docente, objetivando assegurar a todos os servidores a possibilidade de gozo da licença prêmio quinquenal;
  • Elaboração de certame licitatório para reforma do piso de todo Bloco F, com previsão de conclusão em 2024.

 

Portal do IFF - Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?

Foi aprovado recentemente no Conselho de Campus, após a construção do PDI, o Plano Diretor de Infraestrutura do campus. Nele há todo conjunto de necessidades que a comunidade apontou em alinhamento com as áreas prioritárias que a Instituição construiu para investimento nos próximos anos. Em Itaperuna, para os próximos 5 anos, há o diagnóstico de investimentos na ordem de R$ 8 milhões, com destaque para a adequação e atualização dos laboratórios existentes.

Pontualmente, destacando áreas diversas e que atualmente são significativamente mais sensíveis para o dia a dia de nossa comunidade, há a necessidade de atualização do nosso parque computacional, já mapeada no PDI no Plano de Expansão e Atualização dos Equipamentos de TIC e com previsão de iniciarmos o ano de 2024 com 28 novos computadores. Há ainda em prospecção a captação de recursos de emenda parlamentar para a implantação de um novo micródromo no campus, assim como a implantação de uma primeira área de convivência estudantil.

Para execução das necessidades, serão aportados recursos próprios do campus dentro da disponibilidade orçamentária e atuação conjunta da Direção Geral com a Reitoria do Instituto pela busca de aportes da Lei Orçamentária Anual ou de recursos extra orçamentários para avançar no cumprimento do planejamento institucional.

Portal do IFF - Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?

Inicialmente gostaria de destacar o conjunto de mudanças produzidas neste último ciclo de gestão no âmbito da organização do ensino, pesquisa e extensão, tais como a implantação do curso de Engenharia Mecânica, mudança nos horários de entrada e saída dos cursos diurnos; limitação de no máximo 8 aulas por dia em cursos ntegrados; matrícula flexível para cursos superiores; garantia de horários para cursar dependências e projetos de ensino institucionais; realização de conselhos de classe bimestralmente; estruturação de equipe do NAPNE com assistente social, psicopedagogo, intérprete de libras e mediador, assim como estruturação dos fluxos de rotina do setor. Aproveitando o espaço, também destaco na pesquisa e extensão algumas de nossas realizações tais como: nos horários das aulas, hoje possuem um espaço destinado à execução dos projetos, além de considerar a carga horária docente para realização dos mesmos; o financiamento de bolsas com recursos do próprio campus para projetos não contemplados nos editais institucionais e a participação dos docentes e discentes em editais internos e externos de financiamento.

Como proposições de avanços, trabalharemos com debates e ações para mudança nos horários de entrada e saída e intervalos para cursos noturnos; rediscutir os sistemas de avaliação e organização bimestral nos cursos integrados a partir da nova RDP; estruturar Sala Multifuncional de Recursos para atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas; apoiar a criação de um Conselho de Representantes de Turmas; buscar recursos para modernização dos equipamentos da Tecnoteca; estruturar Sala Multifuncional de Recursos para atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas; além de, mediante disponibilidade orçamentária e eventual chegada de novos códigos de vagas a execução do Plano de Oferta de Cursos e Vagas do campus estruturado no PDI.

Um outro importante eixo de atuação deve ser na Curricularização da Extensão, iniciando a partir da escuta das experiências já vivenciadas em nossos cursos superiores, além de dar suporte às propostas descritas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos que estão em fase de implementação, e igualmente acompanhar a execução e avaliação dessas ações.

Portal do IFF - O que propõe para evitar a evasão escolar?

A evasão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vem sendo objeto de estudo, análise e preocupação dos pesquisadores da Rede e até de organismos de controle como o TCU. No dia 28/08 desse ano, o TCU promoveu webinar sobre a evasão na Rede EPT com o objetivo de promover uma análise da atuação da Rede Federal, com foco nos desafios para a garantia de êxito e permanência dos estudantes, devido à evasão/desistência. Além disso, visa a identificar boas práticas e medidas adotadas para a redução dos índices de evasão. Dentre alguns pontos fortemente trazidos como promotores da evasão estão a alimentação e o transporte escolar na região, além de outras razões.

Em nosso último ciclo de gestão, como estratégia de combate à evasão, universalizamos a alimentação em todos os níveis no campus e manteremos esse compromisso com nossos estudantes. Também entramos com ação no MPRJ que assegurou transporte gratuito para os estudantes que moram em bairros que não possuem ônibus direto para o campus, implementamos programas de monitoria e tutoria em disciplinas com maiores índices de retenção, readequamos horários de entrada dos estudantes, limitamos o número diário de aulas dos cursos integrados, organizamos dia e turno específico para participação dos estudantes nos mais variados projetos, atualizamos os PPC’s dos cursos, reestruturamos equipe pedagógica na Diretoria de Ensino e Aprendizagem, entre outras ações.

Para o próximo ciclo de gestão, reafirmamos os compromissos de continuidade das boas práticas acima, propomos reorganizar os horários dos cursos noturnos para melhor adequar-se aos horários de transporte da cidade, implantar a oferta de bolsas para os projetos de ensino e também o bolsa atleta, equilibrar o orçamento da assistência estudantil para ampliar a oferta das mais variadas modalidades das nossas políticas afirmativas, atuar juntamente com a equipe de professores de Educação Física para promoção do esporte como instrumento de permanência e promover a difusão do conhecimento dos cursos ofertados pelo campus junto do público ingressante a partir da ampliação das ações do Programa #vemproIFF.

Portal do IFF - Quais as propostas para os servidores técnico-administrativos e professores?

Em nosso plano de gestão, na íntegra, é possível identificar inúmeras propostas que dialogam e afetam a vida funcional dos servidores. Gostaria de destacar, para o início do novo ciclo de gestão, os debates para a formalização de atividades para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho, o levantamento de capacitações para atualização dos servidores em relação as atividades desenvolvidas na rotina funcional, o diálogo com a Reitoria e atuação na Comissão de Capacitação para o direcionamento de esforços no atendimento dos colegas servidores com o financiamento das bolsas capacitação, e a construção do Regimento do Campus, documento o qual para sua construção, haverá um amplo debate, mapeamento e publicização das atividades desenvolvidas pelos setores, em vistas de proporcionar o planejamento para o dimensionamento mais adequado das equipes de trabalho, assim como potencializar as oportunidades do PGD. Além de, como já citado na questão 1, iremos propor a organização de uma agenda com os setores administrativos e áreas de atuação docente, para assegurar a todos os servidores a possibilidade de gozo da licença prêmio quinquenal nos períodos planejados.

Como reafirmação de compromisso discutido ainda na última campanha, iremos dar continuidade na cessão de orçamento do campus para financiar as diárias para os servidores nas atividades de representação e para a participação em congressos, viagens técnicas e outros eventos científicos.

Por fim, fica o convite para o acompanhamento também da execução do Plano Diretor de Infraestrutura do campus, que pretende orientar a atuação da gestão local em alinhamento com as prioridades das equipes de trabalho.

Portal do IFF - Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?

O regime de trabalho flexibilizado é uma conquista importante e, até hoje, é um instrumento de bem-estar e qualidade de vida para os servidores. A flexibilização precisa ser defendida e de maneira dialogada, em havendo as mútuas possibilidades de atendimento dos interesses de servidores e Instituição, ser estimulada e proporcionada pelos colegas que passam pelos cargos de gestão do Instituto.

Já o teletrabalho, modalidade do então Programa de Gestão, é outro avanço de como nós podemos nos relacionar com os novos modos de trabalho na sociedade moderna. Estive presente, como representante do Colégio de Dirigentes, na primeira comissão que normatizou os critérios para implantação do Programa de Gestão no IFF.

No Campus Itaperuna, avançamos com a oferta das possibilidades de maneira gradual e há, agora, para um novo ciclo de gestão, o compromisso de rediscutirmos as possibilidades com as novas normativas do PGD para sua ampliação de acordo com as particularidades das atividades desenvolvidas pelos servidores.