Notícias
Volta às Aulas
IFF Itaperuna promove Semana de Formação Pedagógica em preparação para início do ano letivo
A Semana de Planejamento Pedagógico incluiu reuniões com a equipe da Diretoria de Ensino
Últimos preparativos para o início do ano letivo de 2024 no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, que dará as boas-vindas para alunos novos e veteranos de seus cursos técnicos e superiores na próxima quarta-feira, 20 de março. Antes disso, porém, os professores do campus estão participando de uma Semana de Formação Pedagógica, com o objetivo de abrir espaços para planejamento acadêmico, debates, treinamento e integração.
As atividades, coordenadas pela Diretoria de Ensino e Aprendizagem, tiveram início na segunda-feira, 11 de março, e seguem até esta sexta, dia 15, com a participação de todos os docentes do IFF Itaperuna. Dentro da programação, além de reuniões pedagógicas, os professores puderam participar de um momento de capacitação com profissionais do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e do curso livre “Letramento Digital e Práticas Pedagógicas”.
"A Semana de Formação e Planejamento Pedagógico está sendo muito produtiva, pois os docentes tiveram a oportunidade de conhecer as necessidades pedagógicas específicas dos alunos acompanhados pelo NAPNE, assim como trocar experiências com os pares sobre possibilidades de um planejamento pedagógico interdisciplinar e integrado. Ofertamos ainda um mini curso no qual os docentes interessados obtiveram aprendizagens sobre práticas pedagógicas digitais na educação. Acredito que nos preparamos bem para o ano letivo de 2024", destacou o professor Rodrigo Martins, que é coordenador de Integração e Inovação do IFF Itaperuna e diretor de Ensino e Aprendizagem substituto.
Para a coordenadora do NAPNE, Érika Barbosa, a capacitação é fundamental no sentido de preparar a instituição para receber os alunos neste novo ano letivo, providenciando adaptações institucionais conforme a necessidade de cada um deles.
"A equipe técnica do NAPNE acredita na construção de uma escola que seja de fato inclusiva, com aceitação da diversidade, quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais, atitudinais, e de comunicação, para tal propósito, busca-se promover a 'mudança de atitude' que todos os envolvidos com a educação precisam ter diante do processo de inclusão", explicou a coordenadora do Núcleo.
Debates sobre letramento digital completaram programação
A programação obrigatória para todos os professores do campus incluiu reuniões e capacitações gerais, mas houve também a oportunidade de participação em um curso livre. O treinamento “Letramento Digital e Práticas Pedagógicas” foi coordenado pela professora Michelle Maria Freitas Neto, dentro de sua pesquisa de doutorado em Educação, na Universidade Católica de Petrópolis, sobre letramento digital e formação continuada de professores.
O curso teve duração de três dias e foi organizado em encontros on-line e presenciais. Nos encontros on-line, os professores puderam debater sobre as aulas no período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), durante a pandemia, bem como discutir acerca dos aprendizados. Por meio do curso, tiveram contato com ferramentas que permitem a colaboração on-line, discussões sobre uso pedagógico do Whatsapp, aspectos positivos e negativos sobre as tecnologias e os desafios para a escola em tempos de cultura digital.
No encontro presencial, os participantes debateram sobre espaços diferenciados de ensino, conhecendo o laboratório de robótica e tendo contato com equipamentos como impressoras 3D e outras ferramentas que permitem a impressão de materiais didáticos.
"Além disso, eles viram na prática possibilidades pedagógicas quando os alunos não possuem acesso à internet ou a equipamentos digitais, bem como a possibilidade de explorar o potencial tecnológico fora da sala de aula, numa dinâmica que percorreu áreas externas do Campus Itaperuna", explicou a professora Michelle Maria Freitas Neto.
O encontro também contou com uma roda de conversa entre os professores a partir de suas vivências em sala de aula no cenário pós-pandemia. Segundo Michelle, o curso tem um site desenvolvido para a pesquisa em diálogo com a cidade de Itaperuna. Durante as atividades, os cursistas fizeram um percurso virtual intitulado “o caminho da pedra preta” que destaca pontos da cidade de Itaperuna enquanto dialoga com aspectos da cultura digital. As atividades serão finalizadas numa data posterior, com a realização do percurso apresentado no site, dessa vez, de forma presencial e acompanhado por um pesquisador e historiador.
Segundo a professora Michelle, poder realizar uma pesquisa com foco na prática educativa e na colaboração docente é muito motivador e ainda poder fazer isso, em diálogo com o território em que o Instituto está localizado torna a pesquisa muito interessante apesar dos desafios de um curso de pós-graduação.
“Espero que os diferentes caminhos da pedra preta que trilharemos ao longo da pesquisa nos ajudem a fortalecer a formação continuada docente, especialmente ao considerar desafios diários que encontramos na sala de aula na era digital”, ressaltou.
Abertura do ano letivo terá momento de integração
O diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, destacou que ter um tempo na puxada rotina de funcionamento dos cursos para um momento de formação, orientações pedagógicas e de planejamento, sendo um reencontro mais leve do dia a dia de trabalho na sala de aula, é um importante espaço para a vida docente no pensar de mais um ano letivo.
"Agradeço muito a organização de toda a programação de nossa Semana Pedagógica e a participação dos servidores. Certamente, as expectativas para a chegada dos novos estudantes se renovam e, com oportunidades como essa, nossa ação educativa se fortalece. Um ótimo ano letivo a toda comunidade do Campus Itaperuna", disse o diretor.
As atividades letivas de 2024 no IFF Itaperuna começam na próxima quarta-feira, 20 de março, após o recesso programado entre os dias 18 e 19, em decorrência do feriado municipal pelo Dia de São José, padroeiro da cidade. A programação do primeiro dia de aula, que contará com atividades de integração para os novos alunos, será divulgada em breve.