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IFF Itaperuna tem formatura de sua primeira turma de cuidadora de idosos pelo Programa Mulheres Mil

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 11/02/2025 21h11, última modificação 11/03/2025 12h05
Solenidade de conclusão do curso foi realizada no cineteatro do campus com a presença das formandas, gestores, servidores envolvidos no programa e convidados.

Noite de festa nesta terça-feira, 11 de fevereiro, no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, com a realização da cerimônia de formatura das alunas do Curso de Formação Inicial de Cuidadora de Idosos. A capacitação, que é gratuita, foi ofertada pelo Instituto por meio do Programa Mulheres Mil, do governo federal.

Essa edição do Mulheres Mil no campus teve início no campus em julho do ano passado, contando com 35 mulheres inscritas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município de Itaperuna.

"É um prazer acompanhar de perto a retomada do Programa Mulheres Mil em nosso campus. Após anos de 'jejum', reiniciamos com o Curso de Formação Inicial e Continuada de Cuidadora de Idosos. Finalizamos o curso com 26 concluintes, e seis dessas alunas conseguiram trabalho como cuidadora de idosos antes mesmo de finalizarem o curso. Isso nos traz um grande orgulho, pois em geral são alunas que estão há muito tempo afastadas do espaço escolar. Além disso, carregam as responsabilidades da maternidade, da atenção à família, da dupla jornada de trabalho... Superaram cada desafio com grande êxito. Realmente, são mulheres mil", destacou a coordenadora do programa no Campus Itaperuna, a assistente social do IFF Renata Nascimento.

A solenidade de formatura aconteceu no cineteatro do Campus Itaperuna e contou com a presença das formandas, gestores, servidores envolvidos no programa e convidados.

O Programa Mulheres Mil é fomentado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade, fomentando o acesso à educação a essa parcela da população, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.