CAMPUS ITAPERUNA

Inovação

IFF Itaperuna tem projeto escolhido como um dos melhores do país em Desafio Inova Escola

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 25/10/2019 18h14, última modificação 08/11/2019 11h56
Final do Desafio Inova Escola está sendo realizada por meio de votação popular até está segunda-feira, 11 de novembro, com a participação do projeto Fábrica de Jogos, do Campus Itaperuna
Equipe do IFF Itaperuna

A equipe é formada por professores de diferentes áreas

Até segunda-feira, dia 11 de novembro, está aberta a votação popular para definir os vencedores do Desafio Inova Escola, que tem o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna como um dos finalistas. Para votar, basta acessar o site www.desafioinovaescola.org.brprocurar a sessão "Região Sudeste" e clicar em "votar" no projeto da equipe IFF9!, do Campus Itaperuna. Há vídeos disponíveis com apresentação de todas as equipes participantes desta final. O resultado será divulgado no dia 13 de novembro, em São Paulo.

O Desafio Inova Escola é uma ação que reúne, desde agosto, 4.241 docentes de 1.182 escolas públicas e particulares brasileiras na elaboração de planos de ensino inovadores para serem colocados em prática nas instituições de ensino. Ao todo, foram escolhidas 25 escolas para a final no Desafio, sendo cinco de cada região do país. O IFF Itaperuna é a única instituição do Estado do Rio e o único Instituto Federal de Educação entre os finalistas deste ano.

O concurso é promovido pela ProFuturo, da Fundação Telefonica Vivo, com parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação. O desafio teve início em agosto, com a participação dos educadores em uma trilha formativa composta por cinco módulos, com atividades em ambiente virtual e nas escolas, que culminaram na construção do Plano de Inovação.

O plano do IFF Itaperuna prevê a criação de uma fábrica de jogos — com a participação de alunos e professores —, com o objetivo de ser uma ferramenta de reforço escolar.

“Utilizando as ferramentas propostas no desafio, identificamos a necessidade de minimizar deficiências de aprendizagem de nossos estudantes, sobretudo em operações numéricas, interpretação textual e expressão escrita. Para isso, propomos a criação da fábrica de jogos, para conversão de obras literárias de domínio público em jogos digitais. Por meio desse projeto, os alunos terão reforço de conteúdos de Matemática e Português de uma forma lúdica e aplicada, além de trabalhar temas transversais como empreendedorismo e desenvolvimento de jogos”, explica a diretora-geral do IFF Itaperuna e uma das professoras participantes do desafio.

A equipe do IFF Itaperuna — a IFF9 — é coordenada pelo professor João Felipe Barbosa Borges e tem também entre seus integrantes os professores Camila Ramos de Oliveira Nunes, Carine Lavrador de Farias, Cláudia Aleixo Alves, Fabiana Castro Carvalho de Barros, Joselia Rita da Silva, Michelle Maria Freitas Neto e Orlando Pereira Afonso Junior.

Segundo João Felipe, a participação do Campus Itaperuna no Desafio Inova Escola nasceu de uma inquietação: o alto índice de reprovação de alunos no primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

“As razões apontadas, em conversas de corredores, eram, não raro, as deficiências na formação básica. Porém, até o desafio, nossas ações eram sempre restritas às nossas disciplinas, e não havíamos nos mobilizado ainda, enquanto grupo, para pensar coletivamente as soluções. Aos poucos, durante a trilha formativa, descobrimos que de nada adiantaria aulas de revisão e reforço se não promovêssemos uma mudança metodológica nos espaços, nos tempos, nas práticas, no currículo e nas relações. Para nós, só o fato de participarmos do Desafio já foi uma vitória: para além da construção de um plano de inovação realmente viável para um problema que muito nos afeta, pudemos conhecer melhor uns aos outros, nossa escola e, sobretudo, nossos alunos. Estamos confiantes, felizes e orgulhosos! E precisaremos que a IFF9!, nessa etapa nacional, seja a soma de nós 8 e mais todo o Instituto Federal Fluminense! Sigamos juntos!”, ressalta o professor.

Saiba mais sobre o Desafio Inova Escola AQUI.

* Reportagem atualizada com informações para votação em 8 de novembro de 2019