CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

IFF na apresentação da hidrelétrica de Itaocara

por admin publicado 19/05/2011 20h15, última modificação 18/12/2017 13h20
O diretor geral do campus Itaperuna, Evanildo Leite, representou o Instituto na reunião que aconteceu no Teatro Municipal de Pádua, no dia 12 de maio.

        O encontro foi promovido pela Firjan Noroeste no Teatro Municipal de Santo Antônio de Pádua, para apresentar o Consórcio UHE Itaocara, responsável pela construção da usina hidrelétrica no município.

        Entre os temas abordados na apresentação do Consórcio foram apresentadas as características gerais da Usina (geração, investimento, duração de obras); localização e área de influência; cronograma; benefícios diretos do projeto (capacitação e contratação de mão de obra, aquecimento da economia local, arrecadação); oportunidades para empresas da região (hotelaria, transporte, fornecimento de materiais, alimentação, entre outros); utilização do lago (potencial turístico) e contato e cadastro de empresas.

        A capacidade de geração da UHE itaocara será de 195mw. Para isso, serão construídas duas barragens que estarão localizadas entre os municípios fluminenses de Itaocara e Aperibé. A outra barragem ficará entre as cidades de Estrela Dalva (MG) e Cantagalo (RJ). A área dos reservatórios será de 60km quadrados, 28km quadrados menor do que o projeto inicial, e envolverá oito municípios: Carmo, Cantagalo, Santo Antônio de Pádua, Itaocara e Aperibé ( no Rio de Janeiro) e Volta Grande, Estrela Dalva e Pirapetinga ( em Minas Gerais ). As obras terão duração estimada de 30 meses.

       A energia gerada pela UHE Itaocara será integrada ao sistema elétrico nacional, que é interligado na sua maior parte. Pelo fato do norte fluminense ser importador de energia, a geração da UHE Itaocara deverá ser consumida na própria região.

       Desde junho de 2008 este consórcio é o responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Itaocara, com um investimento que está previsto em R$ 1,2 bilhão para a implantação e geração de empregos, estimada em 1,5 mil, onde a mão de obra qualificada, necessária para atendimento a esta demanda, trará oportunidades para os novos técnicos formados pelo campus Itaperuna.