CAMPUS ITAPERUNA

Debate

IFFluminense Itaperuna tem roda de conversa sobre os 11 anos da Lei Maria da Penha

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 23/08/2017 20h06, última modificação 23/08/2017 20h08
Atividade foi organizada pelo Coletivo de Meninas Jovens (CMJ), um grupo formado há cerca de dois meses por alunas do campus para discutir questões relacionadas ao feminismo
Roda de Conversa sobre a Lei Maria da Penha

A atividade aconteceu no hall do Bloco B, com alunos dos cursos técnicos e de nível superior

Estudantes e servidores do IFFluminense Itaperuna participaram, na tarde desta quarta-feira (23/08), de uma roda de conversa sobre os 11 anos da aprovação da Lei Maria da Penha, que tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher. A atividade foi organizada pelo Coletivo de Meninas Jovens (CMJ), um grupo formado há cerca de dois meses por alunas do campus para discutir questões relacionadas ao feminismo, e teve o apoio de professores e dos projetos de extensão Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NuGen), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e Centro de Memória do IFFluminense Itaperuna.

De acordo com Maria Eduarda Dutra, aluna do Curso Técnico em Administração e uma das fundadoras do coletivo, a ideia de fazer a roda de conversa surgiu após as primeiras reuniões do grupo.

"Muitos aqui no IFF não sabem realmente o que é o feminismo, o que é ser feminista. A partir disso, tivemos a ideia de organizar reuniões em que o objetivo era refletir sobre uma série de questões que ocorrem no dia a dia e nos incomodam. Os encontros têm atraído muitas meninas e resolvemos fazer essa roda de conversa, no hall, para que um grupo maior possa ter acesso ao coletivo", explicou a aluna.

Durante a atividade, algumas participantes deram depoimentos sobre situações que já viveram. Houve ainda discussão sobre temas polêmicos relacionados à igualdade de gênero. O debate foi encaminhado pelos professores Marcelo Cucco, de Artes; Fernanda Huguenin, de Sociologia; e Maria Helena Soares, de Filosofia. No fim, houve uma apresentação musical feita pelos alunos. O próximo evento agendado pelo coletivo será um seminário sobre o que é feminismo previsto para acontecer em 1º de setembro.

registrado em: , ,