CAMPUS ITAPERUNA

Divulgação Científica

Olimpíada Brasileira de Astronomia tem a participação de 81 estudantes do IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 19/05/2023 18h53, última modificação 19/05/2023 19h00
Alunos dos cursos técnicos realizaram prova escrita com questões de astronomia e astronáutica, além de construírem e lançarem foguetes de garrafa pet.
Olimpíada de Astronomia no IFF Itaperuna

Os estudantes do campus participaram de aulões preparatórios nos meses de abril e maio

A 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2023), cujas provas foram aplicadas em escolas de todo o país nesta sexta-feira, 19 de maio, contou com a participação de 81 estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. O evento é organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), reunindo todos os anos alunos de escolas públicas e privadas, com objetivo de estimular o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os mais jovens.

A prova é composta por dez perguntas sobre astronomia e astronáutica, e serão distribuídas medalhas aos participantes dependendo da pontuação obtida. Diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF, o professor Bruno Jardim ressalta que educar cientificamente é uma tarefa fundamental para elevação da percepção e compreensão do ser humano sobre a sua realidade.

"Como instituição educadora, o IFF tem a função de contribuir no sentido de melhorar a educação científica e tecnológica. Neste ponto, a Olimpíada Brasileira de Astronomia cumpre seu papel relevante, devido ao grande espectro de influência nas Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia se integram no conhecimento da Astronomia. Acrescento a ideia aos lançamentos de foguetes, no qual os estudantes participantes são incentivados à boa prática do estudo e da descoberta, unindo o conhecimento acadêmico às práticas manuais. Fato que nos aproxima dos nossos cursos de educação profissional", explica o diretor.

Mostra de Foguetes

No IFF Itaperuna, a organização da prova está sob responsabilidade do professor de Física Adriano Ferrarez, que é também coordenador do projeto Caronte - Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense. Os estudantes do campus participaram de aulões preparatórios para a OBA 2023, entre os meses de abril e maio, ministrados pelo professor, com seus bolsistas do Caronte.

"É muito bacana ver os alunos se empenhando e participando, não apenas pelas medalhas, mas por querer e gostar de participar. Tenho uma gratidão enorme por ser bolsista do Caronte, um projeto que vem me abrindo portas que eu nem imaginava. A ideia é futuramente ofertar também um curso de básico de introdução à astronomia, no campus, para que seja uma forma de levar esse conhecimento a todos", conta Pilar Hygino da Silva, aluna do 5º período da Licenciatura em Química e uma das responsáveis pela organização da prova no IFF Itaperuna.

campus teve ainda 16 equipes inscritas na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), evento que faz parte da OBA 2023. Nessa modalidade, os alunos de cursos técnicos e superiores têm a missão de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou materiais similares, a partir de uma base de lançamento fixa e utilizando reações químicas para a propulsão. Os lançamentos em Itaperuna aconteceram na quarta-feira, dia 17.

O resultado da OBA 2023 está previsto para ser divulgado em 30 de junho. Mais informações estão disponíveis na página do evento, http://www.oba.org.br.