CAMPUS ITAPERUNA

Ciência

Pesquisa desenvolvida no IFF Itaperuna conquista o 1ª lugar na Jornada Científica Jovens Talentos, da Faperj

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 02/10/2024 17h32, última modificação 02/10/2024 17h36
Campus também teve pesquisa na área de Química premiada com a 3ª colocação no evento.
Jovens Talentos da Faperj

Sophia e Emilly conquistaram o prêmio de melhor trabalho da Jornada

Um importante trabalho de pesquisa sobre o acervo histórico de uma das maiores intelectuais do Noroeste Fluminense foi premiado com a 1ª colocação na etapa regional da 22ª Jornada Científica Jovens Talentos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A pesquisa “Centro Cultural Maria Alice Barroso: Um nome para guardar” é desenvolvida desde o ano passado no IFF Itaperuna, pelas bolsistas Sophia Gonçalves Pompeu e Emilly Rodrigues Pena Machado, sob orientação da professora Giselda Maria Dutra Bandoli.

“É imperativo o trabalho de resgate da obra de Maria Alice Barroso, que é um grande expoente da literatura de temática regionalista no Noroeste Fluminense. Como Nélida Piñon já nos advertia, ‘É hora de recuperar Maria Alice Barroso para o verdadeiro panteão brasileiro’. Assim, poder presenciar as bolsistas Emilly e Sophia apresentando com tanta paixão o nosso projeto e, ao mesmo tempo, disseminando a literatura de Maria Alice já é uma forma de reparar a história de uma escritora dona de uma originalidade na composição de suas narrativas”, explicou a professora Giselda.

No projeto, a equipe tem feito a digitalização do material de Maria Alice Barroso, doado ao Campus Itaperuna por um parente da autora. Esse material é constituído de recortes de jornais, manuscritos, documentos, cartas e notas de pesquisa, entre outros.

“Nosso objetivo é criar o Centro Cultural Maria Alice Barroso em espaço físico e também virtual para que o material sobre a autora seja disponibilizado para todos”, acrescenta Giselda Bandoli.

No IFF Itaperuna, o nome de Maria Alice Barroso é usual entre alunos e servidores. Isso porque, desde 2015, a escritora dá nome à biblioteca do campus, após ser escolhida para a homenagem num concurso de redação proposto aos estudantes do IFF Itaperuna.

Pesquisa sobre produção de sabonetes

Além da 1ª colocação, o IFF Itaperuna também foi premiado com a menção de 3º melhor trabalho, concedida à pesquisa “Atividade antimicrobiana de sabonetes naturais contendo o óleo essencial da cascas de laranja e canela”, das bolsistas Nádia Virginia Moreira Ferreira e Thayane Ferreira da Silva, sob orientação da professora Juliana Baptista Simões, que é também diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do campus.

“O Jovens Talentos já está em sua 22ª Jornada e é um programa muito importante para a iniciação científica começar já na etapa de Ensino Médio, e não apenas na graduação. Hoje, vemos que muitos alunos de Ensino Médio têm feito trabalhos relevantes, o que é importantes tanto para o desenvolvimento científico quanto para a própria formação desses alunos enquanto pesquisadores”, ressaltou a diretora.

O projeto premiado com o 3º lugar vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e meio nos laboratórios do campus pelas estudantes-bolsistas, que são do Curso Técnico em Química. Sob orientação de Juliana Simões, elas produzem sabonetes a partir de ingredientes exclusivamente naturais e realizam testes para verificar a eficácia do produto no combate a bactérias.

“Ficamos muito felizes com essa premiação, pelo reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito com muita dedicação pela equipe, que conta ainda com uma bolsista voluntária, a Carol”, destaca Juliana Simões.

As apresentações dos projetos na Jornada Científica Jovens Talentos aconteceram no dia 25 de setembro, no Colégio Estadual Deodato Linhares, em Miracema, reunindo estudantes do Ensino médio e Técnico de todo o Noroeste Fluminense.