Notícias
Evento
Pesquisas desenvolvidas por alunos do IFF Itaperuna são premiadas na 23ª Jornada Científica Jovens Talentos da Faperj
Júlia Salles e Yasmin Salvato, bolsistas premiadas na Jornada Jovens Talentos.
Dois projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna foram premiados nesta quinta-feira, 23 de outubro, com o 1º e o 2º lugar entre os 68 trabalhos apresentados na etapa Noroeste Fluminense da 23ª Jornada Científica Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
O evento foi sediado pela primeira vez pelo Campus Itaperuna e reuniu também pesquisas de estudantes do IFF Bom Jesus, IFF Cambuci e IFF Pádua, além de instituições estaduais de ensino da região.
A pesquisa vencedora na votação dos avaliadores foi apresentada pelas estudantes do Curso Técnico Integrado em Química do IFF Itaperuna Júlia Salles e Yasmin Salvato, sob orientação da professora Jessica Creton, e a aborda um estudo sobre extração de óleo essencial em folhas de orégano.
Projeto vencedor teve início em julho deste ano
A professora explica que o trabalho teve início em julho desde ano e, apesar do pouco tempo e desafios encontrados desde então, conseguiu importantes avanços a partir da dedicação da equipe.
“A escolha em trabalhar com orégano foi pelo fato de ser um produto de fácil acesso. Mas nos deparamos com dificuldades para fazer a extração e tivemos que nos reinventar, realizando quatro diferentes técnicas de extração em busca do óleo. O que inicialmente era uma dificuldade transformou-se em novos trabalhos, nos levando a novas técnicas e aprofundando o que havia sido proposto”, conta Jessica Creton.
O projeto, que leva oficialmente o nome de “Estudo da ação antibacteriana de óleos essenciais de Origanum vulgare Linneus frente à bactérias da família Enterobactereacea”, tem agora, como próximos passos, testes de inibição do crescimento das bactérias.
IFF Itaperuna também ficou com 2º lugar
O outro projeto do IFF Itaperuna premiado na Jornada Jovens Talentos foi “A centralidade da Feira Livre de Itaperuna na comercialização de produtos agrícolas locais e regionais”, de Joao Pedro Bard, sob orientação do professor Felipe Machado.
Segundo o professor, a experiência como orientador no Jovens Talentos tem sido enriquecedora.
“As pesquisas que tenho proposto no Campus Itaperuna são de caráter regional, com interesse pela dimensão das mudanças em curso no território que o Instituto Federal está inserido. Dessa forma, os bolsistas, ainda jovens, têm desenvolvido estudos e lançado olhares científicos acerca de questões do Noroeste Fluminense, contribuindo com a produção de conhecimentos particulares e com o desenvolvimento científico da própria região que estamos inseridos. O desenvolvimento regional pode começar na formação de jovens talentos”, destaca Felipe Machado.
A diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFF Itaperuna, Juliana Simões, destaca ainda a importância de o campus ter sediado, pela primeira vez, a Jornada.
“O Jovens Talentos é um programa de extrema importância para despertar a curiosidade científica entre os alunos de Ensino Médio, em sua maioria com 14, 15, 16 anos. E, para o Campus Itaperuna, receber esse evento, em que os alunos bolsistas de todo o Noroeste Fluminense apresentam suas pesquisas, é muito gratificante. Todos os trabalhos estavam muito bons, e os orientadores estão de parabéns pelo que vêm realizando com esses estudantes”, ressaltou Juliana Simões.
Dinamismo e qualidade nas pesquisas
Para o professor orientador Felipe Machado, o evento também demonstrou o dinamismo e a qualidade das pesquisas que têm sido desenvolvidas na região.
“Pela análise dos trabalhos apresentados, nota-se a importância da introdução à linguagem científica e acadêmica para jovens no Ensino Médio/ Técnico e o quanto temos de jovens na região capacitados a ingressar nas universidades e nos institutos para maior aprofundamento dos seus projetos científicos. Acredito que o Jovens Talentos deveria se tornar uma política permanente para capacitação de diversas gerações e consolidação de trajetórias dedicadas à ciência”, diz o professor.
Além dos projetos do IFF Itaperuna, foram premiados ainda na 23ª Jornada Científica o trabalho apresentado pela estudante Ana Carolina da Silva Machado, do Colégio Estadual Deodato Linhares, de Miracema, que dividiu o 1º lugar com a pesquisa do IFF Itaperuna. Na 3ª colocação ficou o trabalho de Ylanna Marciano Silvério, do Colégio Estadual Sônia do Amaral Torres, também de Miracema.