CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Servidor de Itaperuna ministra oficina

por admin publicado 28/02/2011 21h03, última modificação 18/12/2017 13h21
Projeto Pólen, em Rio das Ostras, expõe histórias em quadrinhos produzidas sob orientação de Programador Visual do IFF Itaperuna, Alberto de Souza.

O Pólo de Rio das Ostras do Projeto Pólen realizou o II Encontro entre Fóruns no dia 26 de fevereiro, último sábado. Durante o evento, foi apresentada a agenda de atividades para 2011 e a retrospectiva das ações desenvolvidas em 2010, entre elas histórias em quadrinhos feitas pelos jovens participantes das oficinas oferecidas pelo projeto em parceria com o programador visual do IFF Itaperuna, Alberto de Souza, que desenvolve de forma voluntária projetos educacionais utilizando a linguagem das histórias em quadrinhos. Entre os convidados para o evento estiveram representantes do IBAMA, palestrantes das oficinas e dos Fóruns e jovens com seus responsáveis, além de representantes da Petrobras, da UFRJ/Nupem e da Prefeitura de Rio das Ostras.

O Projeto Pólen é uma medida mitigadora para determinadas atividades da Petrobras na Bacia de Campos, no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA. Seu objetivo é a promoção de processos educativos voltados ao desenvolvimento da gestão ambiental participativa. Ele se estende por 13 municípios litorâneos, localizados desde São Francisco de Itabapoana até Saquarema. Em Rio das Ostras, 40 jovens entre 12 e 18 anos participam de oficinas, fóruns e expedições promovidas pelo projeto com objetivo de discutir sobre os reflexos da atividade de produção e exploração de petróleo na Bacia de Campos, estimulando os jovens para o debate qualificado sobre meio ambiente e aplicabilidade dos royaties.

Alberto de Souza comenta que a oficina de histórias em quadrinhos que ministrou no Projeto se desenvolveu em 16 horas divididas em quatro encontros, o que considerou um tempo breve para o resultado que considerado satisfatório e até surpreendente. “ Os adolescentes são muito autênticos e criativos e os polinizadores (como são chamados os alunos envolvidos no projeto) têm uma excelente bagagem, resultado do enfoque do projeto, voltado para discussão da aplicabilidade dos royalties e impactos da exploração petrolífera”.


Alberto de Souza que é também cartunista, com peseudônimo “Beralto”, vem desenvolvendo no campus Itaperuna um trabalho, em parceria com o professor de Física Adriano Ferrarez, para produção de histórias em quadrinhos com o tema das fontes de energia renováveis entre alunos do PROEJA e, em breve, extenderá a alunos da rede municipal de Itaperuna através de um projeto de extensão.
Os trabalhos do professor Alberto e amostras dos projetos educacionais que desenvolve podem ser conferidas no seu blog pessoal http://beraltocartum.blogspot.com