CAMPUS ITAPERUNA

Vagas do programa Jovens Talentos para campus Itaperuna

por admin publicado 01/03/2010 13h10, última modificação 18/12/2017 13h21
Reunião aconteceu na manhã da última sexta-feira, 26 de fevereiro, com professores voluntários, alunos interessados e o coordenador do Programa, Jorge Belizário.

Seis professores do campus Itaperuna, do IF Fluminense, voluntários do Projeto Jovens Talentos e 30 alunos interessados em participar do programa se reuniram na manhã da última sexta-feira, 26 de fevereiro, com a coordenadora regional de educação Noroeste II, Aidê Braga, e o coordenador do Programa Jovens Talentos, Jorge Belizário.
     Jorge Belizário fez uma explanação do projeto e informou que 50% das bolsas devem ser destinadas aos estudantes do Instituto e os outros 50% aos estudantes da rede estadual de ensino.
     De acordo com o Diretor do Departamento de Apoio ao Ensino do campus, Adriano Ferrarez, a partir de agora será criada uma comissão para selecionar os estudantes para os projetos de pesquisa e extensão. Os interessados devem ficar atentos aos prazos, já que a inscrição está prevista para começar no dia 09 de março, no próprio Departamento de Apoio do campus Itaperuna.
     Jovens Talentos - O IF Fluminense é uma das instituições parceiras do “Jovens Talentos” tendo professores voluntários como orientadores de alunos não só do Instituto como também de estudantes da rede estadual.
     Os orientadores são pesquisadores que concordam em receber e orientar estudantes e apresentam titulação mínima de Mestre. Os alunos poderão ser inseridos em Projeto de Pesquisa já existente no laboratório do orientador, ou pode ser criado, para eles, um projeto específico.
     Todos os jovens inseridos recebem da Faperj uma bolsa a título de ajuda de custo, no valor de R$ 113,00 mensais, durante todo o período de participação no programa.
     Para participar, o estudante deve ser aluno do IF Fluminense ou estar regularmente matriculado na rede pública estadual de ensino, nos níveis médio ou profissional; ter de 15 a 18 anos e apresentar bom rendimento escolar; interesse em atuar na pesquisa e disponibilidade mínima de 8 horas por semana para o cumprimento do estágio.
     O Projeto Jovens Talentos, é um programa de pré-iniciação científica, instituído em 1999, tendo como entidades executoras a FAPERJ e a CECIERJ. O estágio dos estudantes é composto por uma primeira fase, denominada Estágio Inicial, com duração de oito meses (maio-dezembro) e a segunda fase chamada de Estágio Avançado, com duração de 10 meses (março-dezembro), na qual o estagiário irá aprofundar seu trabalho. Essa segunda fase culmina com a apresentação do relatório final e com a oportunidade de apresentar seus resultados na Jornada Científica, que é realizada anualmente pela coordenação do projeto.