CAMPUS MACAÉ

Notícias

Lançamento

Livro reúne expressões de cultura regional

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 25/11/2020 13h51, última modificação 25/11/2020 17h36
Publicação trata das tradições musicais do norte fluminense.
Paisagens sonoras

O livro “Paisagens sonoras do interior” organizado pelo professor do curso de pós-graduação em Cognição e Linguagem e Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Giovane do Nascimento, e pelo professor de Música do IFF Macaé, Hélio Gomes Filho, aborda as manifestações culturais presentes no norte fluminense.  A obra é produto das investigações promovidas pelo Grupo de Estudos e Práticas Musicais (GEPMU) da Uenf que também realiza atividades a fim de  experienciar e disseminar as tradições regionais por meio de oficinas, homenagens e registro audiovisual. 

Segundo o professor Hélio, que é doutorando em Cognição e Linguagem pela Uenf, os artigos apresentam aprofundamento, fidelidade e respeito aos verdadeiros mestres da cultura popular.  A publicação relaciona-se com o Instituto Federal Fluminense, por meio de de  parcerias entre o GEPMU/UENF e o IFF. A professora Fernanda Morales, do Campus Guarus, é uma das autoras do capítulo sobre o Fado de Quissamã. 

Outras manifestações artísticas abordadas são Mana-chica, Boi Pintadinho, Jongo, Samba, Festa de Nossa Senhora da Penha e Lira de Apollo. O livro foi publicado pela editora Brasil Multicultural.