CAMPUS MACAÉ

Notícias

Esporte e Ciência

Professor publica artigo em revista internacional

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 03/06/2016 15h05, última modificação 03/06/2016 15h52
Estudo comparou estatisticamente as diferenças entre dezenas destes parâmetros neuromusculares e cinemáticos obtidos durante os chutes semicirculares (Bandal Chagui) de um grupo de atletas de elite com os resultados obtidos por outro grupo de atletas de nível inferior (subelite).
Ilustração do artigo do professor Pedro Sarmet

Ilustração de parte do resultado do processamento dos dados de um dos atletas do estudo.

O professor de Educação Física do campus Macaé, Pedro Sarmet teve um artigo aprovado pela revista científica americana “Journal of electromyography and kinesiology”, periódico com conceito Qualis "A1" pela CAPES nas áreas de "Educação Física" e "Engenharia IV". No artigo, ele aborda experimentalmente os parâmetros neuromusculares e cinemáticos de chutes marciais realizados por atletas faixas pretas de Taekwondo de nível elite nacional e de nível subelite nacional.

“Este artigo é fruto de mais de 3 mil horas de trabalho, realizadas ao longo de 4 anos e meio, que resultaram em 3 artigos, dos quais este é o primeiro a ser aceito, os demais estão em fase de revisão por pares por outra revista ou em fase de tradução para o inglês”, declarou Pedro. Para realizar a pesquisa, o professor utilizou câmeras especiais de alta frequência e um software de reconstrução 3D dos segmentos corporais dos atletas.

O artigo “Neuromuscular performance of Bandal Chagui: comparison of subelite and elite taekwondo athletes” deve ser publicado dentro de um ou dois meses.

 

Sobre o autor:

Pedro Sarmet é professor substituto do IFFluminense, Campus Macaé, doutor em Biomecânica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP), mestre em Treino Esportivo de Alto Rendimento pela UL (Universidade de Lisboa, Portugal), especialista em Fisiologia do Execício pela UNIFOA (Universidade de Volta Redonda), Licenciado Pleno em Educação Física pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Técnico em Eletrônica pelo CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Belo Horizonte, MG), faixa preta 1 Dan de Taekwondo WTF, instrutor de Farang Mu Sul, Faixa Amarela de Aikido (Estilo Aikikai) e coordena  grupo de treino que está em processo de reconhecimento institucional como um projeto de extensão no campus do IFF Macaé de Taekwondo e Defesa Pessoal baseada em uma arte marcial moderna chamada Farang Mu Sul.

 

Comunicação Social do Campus Macaé