CAMPUS MARICÁ

Inclusão

IFF Maricá publica Instrução Normativa sobre atendimento de necessidades específicas

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/03/2022 15h20, última modificação 07/04/2022 16h40
Documento dispõe sobre ações do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e o referenda como responsável por liderar as políticas voltadas a esse tema.

A Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Avançado Maricá publicou na última segunda-feira, 21 de março, uma Instrução Normativa dispondo sobre as ações de seu Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e o referendando como responsável por liderar as políticas internas voltadas a esse tema. O Núcleo passa a contar também com um espaço específico na página do campus no Portal do IFF (acesse AQUI), onde estão disponíveis documentos e informações para atendimento dos estudantes, bem como de seus pais e responsáveis.

Coordenadora do NAPNE no IFF Maricá, a pedagoga Catarina da Conceição Rodrigues Efraim ressalta a importância da Instrução Normativa-DEPECAM-2/2022 para o avanço da organização e otimização  do trabalho do Núcleo no campus.

"Este Núcleo foi formalizado há apenas um ano, mas parece que foi há mais tempo, dado o volume de trabalho já desenvolvido junto com o corpo docente, estudantes atendidos, pais/responsáveis, com alcance de resultados satisfatórios. O objetivo agora é fortalecer as ações com vistas à oferta de educação inclusiva de qualidade. Tais ações incluem formação permanente para professores e técnicos; processo de ensino e aprendizagem pautado pelo Plano Educacional Individualizado (PEI) para cada aluno atendido", explica a coordenadora.

Além da Instrução Normativa, também foi publicado um fluxograma de atendimento do NAPNE. O público-alvo das ações inclusivas são os estudantes com necessidades educacionais específicas que se originam em função de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

A equipe de atendimento é composta por docentes e técnicos-administrativos em Educação. Segundo Catarina Efraim, o Núcleo também tem buscado parcerias com setores afins no município para fortalecimento de sua equipe multidisciplinar.

Atendimento ao público

O NAPNE do Campus Avançado Maricá terá, a partir de 1º de abril, atendimento presencial ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30. Também é possível entrar em contato com a equipe pelo e-mail napnee.marica@iff.edu.br.