POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Pesquisa e Inovação

Cerimônia marca encerramento de projeto no Polo de Inovação

por Polo de Inovação com Comunicação Social da Reitoria publicado 09/05/2023 18h01, última modificação 19/05/2023 10h42
O projeto “Protótipo de dispositivo etilômetro veicular” é o trigésimo PD&I entregue pelo Polo
Cerimônia marca encerramento de projeto no Polo de Inovação

Participantes do projeto e representantes do Polo (Imagens: Divulgação)

 Foi realizada no dia 04 de maio de 2023 uma cerimônia de encerramento do trigésimo projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) intitulado “Protótipo de dispositivo etilômetro veicular" parceria do Polo de Inovação, que é uma unidade Embrapii com a empresa Sighir Enterprise LTDA. O evento ocorreu no Polo de Inovação e os envolvidos no projeto participaram apresentando o produto produzido.

 O projeto teve a duração de 12 meses, tendo como objetivo desenvolver um protótipo de dispositivo eletrônico de controle de acesso a veículos, por meio da medição dos níveis alcoólicos do motorista com travamento ou liberação automática e monitoramento remoto. O projeto contou com financiamento da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de recursos da empresa parceira. O protótipo cujo Nível de Maturidade Tecnológica (TRL) encontra-se na escala 6, foi apresentado pelos bolsistas com demonstração para os presentes. 

 O coordenador do projeto foi o pesquisador e professor Robson da Cunha Santos, que atua no Campus Cabo Frio, no curso de Engenharia de Controle e Automação. O projeto contou também com a participação da pesquisadora Milena Bissonho, professora do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro e do engenheiro e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), Gerson Gomes Cunha.

 Participaram do projeto um grupo heterogêneo de seis estudantes, sendo três estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação, e um estudante de Engenharia Elétrica do Campus Macaé, além de dois estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro. O projeto foi executado de forma distribuída. Todos os estudantes envolvidos participaram do Programa de Formação de Recursos Humanos – Capacitação 4.0 do Polo de Inovação, que utiliza a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), onde são desenvolvidas ao longo do projeto habilidades interpessoais (soft skills) e habilidades técnicas (hard skills), necessárias para inserção destes estudantes no mercado de trabalho.

 Para Robson, o projeto trouxe uma gama de conhecimento para ele e para minha equipe de professores e o professor técnico. “A gente teve que procurar muita informação nova, literatura nova e muita pesquisa, consequentemente a gente passava essas informações para os alunos e eles pesquisavam, enriquecendo o conhecimento deles. Com o projeto, ganhamos em direcionamento de projeto, novas pesquisas, identificar como patentear, o que pode patentear, trabalhar com desenhos industriais, como registrar software e trato com o parceiro me fez crescer bastante”, finaliza o professor e pesquisador.

 A parceria entre público e privado está dando certo, como disse o parceiro da empresa, Ricardo de Barros Tostes. “Como empresa privada a gente está muito satisfeito, porque o desafio foi colocado e a gente está vendo acontecer hoje de forma concreta o aparelho na mão e durante todo o desenvolvimento do projeto nós estivemos dentro dele”, disse. Ele fala da evolução do aparelho que foi se desenvolvendo e aprimorando antes de ser lançado e conclui falando da equipe. “Estamos muito satisfeito com o comportamento e comprometimento da equipe, principalmente comprometimento quanto da parte dos alunos, em especial, que trabalhou Carnaval, final de semana para fazer o projeto acontecer e os professores e o Robson, que é um incansável”, conclui Ricardo.

 Matheus Ribeiro Vidal fala sobre o projeto. “A oportunidade surgiu em sala de aula com o professor Robson. O crescimento foi imenso tanto na parte técnica de aprendizado, eletrônica, programação questões voltadas ao projeto, tanto desenvolvimento pessoal, nas apresentações, na maneira de falar e se desenvolver, a junção dos dois foi muito importante, acrescentou demais” finaliza o bolsista.

 "O projeto acrescentou bastante no desenvolvimento pessoal e profissional, encontrei uma paixão no projeto de inovação. Esse projeto foi um divisor de águas na minha vida, adquirir conhecimentos em relação a circuitos integrados, eletrônica, principalmente programação, desenvolvimento de equipe e gestão de projetos é algo que tenho me apaixonado bastante, o projeto só acrescentou", conclui Letícia Barcelos Reis, bolsista do projeto, agradecendo ao Polo, Ricardo, os professores envolvidos e a equipe.

 Jean Viana Ribeiro, afirma sobre o projeto. “Foi bem gratificante, me possibilitou uma experiência que não é muito comum no início da faculdade, em um período mais baixo que o usual e me possibilitou participar de um projeto de empresa que tem o seu escopo e o desenvolvimento, é bem mais complexo, requisitado e exige de você esforço, capacidade, muita pesquisa. Aprendi em um ano por estar nessa parceria com uma empresa, algo que de fato vai ser voltado para o mercado, então precisa ser algo rápido mas também muito bem feito, muita experiência em pouco tempo”, finaliza o bolsista.

 Willian Bittencourt Coelho, começou o projeto como bolsista e durante o projeto foi efetivado pela empresa. “Eu participei do projeto desde o início e tive a oportunidade de entrar também como funcionário da empresa, isso acabou agregando bastante valor tanto conhecimento da parte acadêmica, de desenvolvimento, como da parte prática fazendo essa ponte e também tive uma área de atuação diferente como aluno de Engenharia Elétrica”, finaliza o estudante.

 Jorge Lucas Ribeiro Clemente Gomes, disse que o projeto ampliou seus horizontes. “Ele me deu uma nova visão do meu curso, sobre as atividades que a gente tem tanto teóricas quanto práticas, me possibilitou novos horizontes, sobre a carreira como trilhar essa carreira, quais áreas tive mais afinidades, me possibilitou um crescimento pessoal e profissional imenso”, conclui agradecendo a Robson e Milena pela dedicação e paciência.

O projeto se enquadra na linha de redução de resíduos do Polo, e o diretor de Inovação Tecnológica e coordenador da unidade Embrapii, Rogério Atem, mencionou a importância deste projeto, que também aumenta a segurança do motorista, expande, junto com outros, a questão da sustentabilidade para o lado humano. “Uma visão ampla da sustentabilidade, que além das dimensões ambiental e econômica, tem a social, voltada ao trato do ser humano. Estes avanços visam, no final, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, reduzindo o risco para o trabalhador”, finaliza o diretor.


 (Notícia atualizada em 18/05/23 para inclusão de informações dos participantes do projeto e novas informações.)