POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Certific dá palestra sobre reconhecimento de saberes

por admin publicado 24/06/2013 19h33, última modificação 15/12/2017 16h14
O palestrante da tarde foi o sociólogo, filósofo e professor Casemiro Mota, do Instituto Federal Catarinense. Ele abordou questões sobre modelos de avaliação para a certificação profissional.

 A “Palestra sobre Reconhecimento de Saberes sob a Ótica da Avaliação Formativa”, promovida pelo Curso de Formação de Avaliadores da Rede Certific, através do Campus Rio Paraíba do Sul,aconteceu na tarde do dia 18 de abril de 2013, no Auditório Reginaldo Rangel, no Campus Campos-Centro.

 Discorrendo sobre o modelo de avaliação para a certificação profissional, esteve presente no evento o sociólogo, filósofo e professor Casemiro Mota, do Campus Araquari, do Instituto Federal Catarinense. 

 O sociólogo apresentou a importância de uma avaliação, no campo profissional, que seja diferente da convencional. Embora seja técnico, esse alternativo modelo de avaliação não se enquadra a padrões acadêmicos. Casemiro falou sobre avaliar o fazer do “outro” (conceito antropológico) sem desqualificá-lo, e comentou a respeito:

 — O ‘outro’ está fazendo há muito tempo. Não posso destituí-lo do que fez. É importante validar tudo o que ele construiu. Esse tipo de avaliação é diferente da avaliação escolar, pois é uma avaliação de processo, que reconhece o percurso – começo, meio e fim; reconhece o caminho que ele fez até estar aqui. Esse saber do ‘outro’ está constituído em muitas áreas. — explicou.

 A palestra teve a realização assinada pelo Campus Rio Paraíba do Sul, por meio da Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental. O evento também teve o apoio da Pró-Reitoria de Políticas de Desenvolvimento Humano, da Pró-Reitoria de Extensão e do Campus Campos-Centro.

 O projeto — A Rede Certific é um programa do Ministério da Educação que dá a profissionais que possuem apenas experiência prática uma certificação de seus saberes adquiridos ao longo da vida. Profissionais das áreas de Música, Construção Civil, Turismo e Hospitalidade, Eletroeletrônica ou Pesca, que não possuem sua qualificação reconhecida de maneira formal podem entrar em contato com uma das escolas que atuam com o projeto para se formarem e conseguirem diplomas.