POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Empreendedorismo

Empresa parceira do Polo de Inovação é selecionada em programa de Startup

por Comunicação Social do Polo de Inovações com Reitoria publicado 07/05/2019 16h55, última modificação 07/05/2019 16h55
Programa de Apoio à Inovação Tecnológica é ofertado pela Prefeitura de Macaé.
Empresa Parceira do Polo de Inovações é selecionada em Programa de Apoio a Inovação Tecnológica

À esquerda, Marcos Diretor da Eneltec e à direita, Hiago Santos da Gama, sócio da empresa.

A empresa Eneltec foi selecionada para o Programa “Startup Macaé: Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica”, com a proposta de um medidor inteligente de energia que, por meio da conexão com a internet, consegue analisar padrões de consumo de energia e água e detectar possíveis desperdícios. O edital do Programa da Prefeitura Municipal de Macaé-RJ ofertou 15 bolsas de R$ 5 mil reais para empresas com alto potencial de inovação e crescimento durante 12 meses começando a partir do início de maio de 2019.

O medidor inteligente, alinhado com o que há de mais recente relacionado ao paradigma da Internet das Coisas, é um dispositivo que revisita a proposta dos medidores inteligentes desenvolvidos, inicialmente, no Polo de Inovação do IFF, mas com uma significativa redução do custo de implantação.  Os medidores atuais, como o de consumo de água já finalizado e o de energia ainda por ser desenvolvido, são evoluções dos produzidos originalmente, visto que eles reduzem o custo do dispositivo em pelo menos quatro vezes por ponto de instalação.

Marcos José Rangel Gonçalves Junior, sócio e diretor da empresa Eneltec, pontua a oportunidade de interagir com outros empreendedores: “Como as empresas aprovadas vão operar na sede do programa que conta com espaços de coworking, vai ser uma oportunidade de aprender e trocar experiências”.

A Eneltec é um empresa formada em 2003 por doutores em Engenharia Elétrica, que já atuou no mercado de projetos de inovação tecnológica, consultorias de engenharia elétrica, por meio de projetos elétricos de grandes plantas industriais, projetos de eficiência energética e é parceira do Instituto Federal Fluminense desde 2013, por meio do Polo de Inovação onde passou a desenvolver os medidores. Marcos tem laço estreito com o IFF: foi bolsista voluntário, coordenador de projeto no Polo de Inovação e também foi estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação e do Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão.