POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

IFF discute projeto do Polo de Inovação

por admin publicado 11/09/2013 13h30, última modificação 15/12/2017 16h15
Gestores do Instituto Federal Fluminense (IFF) discutiram a implantação do Polo de Inovação Tecnológica, em reunião realizada nesta terça-feira, 10 de setembro de 2013, na Upea.

O Governo Federal, através dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, vai criar polos de inovação tecnológica com a participação dos Institutos Federais (IFs). Em fevereiro de 2014, deverá ser publicado um edital para que os IFs inscrevam suas propostas e o Instituto Federal Fluminense já trabalha na elaboração do seu projeto.

O objetivo é criar o Polo de Inovação Tecnológica do IFF no campus Rio Paraíba do Sul/Upea, de forma a ampliar e gerar novas ações de inovação, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em parceria com os setores produtivo e social.

“Entendemos que a Upea, por sua história e o trabalho que faz  em relação à pesquisa e inovação, nos coloca em uma posição bastante favorável nessa candidatura”, afirmou o reitor do Instituto, Luiz Augusto Caldas.

Durante a reunião realizada nesta terça-feira (10), a equipe do IFF discutiu os detalhes do projeto e, de acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira, o polo de inovação tecnológica fará a articulação da Instituição junto a diversas entidades com interesses correlatos.

“O polo buscará estimular e apoiar a transformação do conhecimento em produtos, processos e serviços inovadores, em benefício do desenvolvimento econômico e social das regiões de influência do Instituto”, disse.

Para Vicente de Oliveira, diretor do campus, será a porta de entrada de empresas e parcerias e a porta de saída dos produtos de inovação tecnológica. O projeto prevê a ampliação da área atual da Upea de 5.764,18 metros quadrados para 25.764,18 metros quadrados.

“Essa transformação da Upea em polo de inovação consolida o trabalho que a gente vem realizando desde a fundação da Unidade. São ações que trabalham a pesquisa associada à inovação, e a extensão tecnológica com produtos desenvolvidos para a comunidade”, afirmou, complementando que o trabalho será realizado de forma articulada com todos os campi do IFF.

Para o reitor, Luiz Augusto, a expectativa é de que com a participação dos Instituto Federais o tema da inovação ganhe relevância no cenário nacional. “O polo significa uma ponte de recursos, a participação dos setores produtivos e um passo concreto no sentido de valorizar a inovação, e o IFF tem total condição de desenvolver um trabalho nesse sentido”, finalizou.

Participaram da reunião o reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira, o diretor da Upea, Vicente de Oliveira, a diretora de Pesquisa e Inovação do IFF, Sandra Soares e o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Rodrigo Martins Fernandes.

Saiba mais: A partir da criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vislumbra-se a criação de 40 polos de inovação com a participação dos Institutos Federais. A Embrapii foi criada para fomentar o processo de cooperação entre as pequenas e médias empresas nacionais e instituições tecnológicas ou instituições privadas sem fins lucrativos voltadas para a pesquisa e desenvolvimento.

(Publicada em 11/09/2013)