POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Indústrias recebem plano de gerenciamento de resíduos

por admin publicado 28/07/2015 16h55, última modificação 15/12/2017 16h14
O Polo de Inovação Embrapii IFFluminense entregou o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos às indústrias da Codin, no dia 21 de julho, em Campos dos Goytacazes-RJ.

Entre as principais preocupações das indústrias está o gerenciamento dos resíduos de seus processos produtivos. Dar uma destinação correta a eles é mais do que uma responsabilidade ambiental, faz parte também do cumprimento da legislação vigente.

Neste cenário, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), por meio do seu Polo de Inovação Embrapii, e a Associação das Indústrias da Companhia de Desenvolvimento Industrial do estado do Rio de Janeiro (AIC - Codin), em parceria com a Firjan, entregaram o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)” às 16 indústrias do Distrito Industrial da Codin em evento realizado no dia 21 de julho de 2015, na sede da Firjan, em Campos dos Goytacazes-RJ.

“O PGRS é um instrumento legal exigido pela lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Tem como objetivo principal promover a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos”, explica a coordenadora do projeto, mestranda do IFFluminense, e fiscal ambiental, Patricia Fantinatti.

Durante o evento, os representantes das empresas receberam o portifólio com os 13 documentos que compõem o PGRS, desde o diagnóstico situacional das indústrias em matéria ambiental até os diversos impressos que no dia a dia permitem o registro e gerenciamento dos resíduos gerados.

A próxima etapa será a elaboração do “Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Industriais do Distrito”. Tendo em vista a aglomeração industrial do local, uma gestão integrada possibilitará otimizar recursos e a própria logística do processo.

“Teremos como próximos passos do projeto o acompanhamento trimestral dos indicadores dos resíduos gerados, para subsidiar a elaboração do Plano de Gestão Integrada, e o desenvolvimento do sistema informatizado online, a ser criado pela equipe do Polo de Inovação, para a implantação da Bolsa de Resíduos da AIC. A Bolsa possibilitará a negociação dos resíduos entre as indústrias do projeto”, explica Patrícia, acrescentando, ainda, que estão entre as metas ampliar a capacidade de negociação dos resíduos e fomentar o reaproveitamento dos mesmos como matéria-prima e/ou subprodutos dos processos produtivos de outras empresas.

O presidente da AIC, Lucas Vieira, destacou a importância da parceria firmada entre a academia, o poder público, entidades de representação e as indústrias. “Este projeto é um exemplo de como deve funcionar a relação entre as Universidades, o poder público e as empresas. Entendemos que é difícil para a academia encontrar parceiros que estejam dispostos a participar de projetos e, por isso, acredito no sucesso da nossa parceria. O envolvimento do IFF, a capacidade técnica de todos os professores, técnicos, mestrandos e diretores é uma garantia de sucesso e o Polo de Inovação será um fomentador do desenvolvimento regional”, disse.

O projeto ainda prevê o fomento à Logística Reversa, também prevista na lei dos resíduos sólidos e a implantação de uma Central de Transbordo para o acondicionamento temporário dos resíduos industriais recicláveis e possível beneficiamento. Nas indústrias, depois de identificados e gerenciados, os resíduos serão enviados para esta Central de Transbordo a ser construída na Codin. Durante o evento, o presidente da AIC entregou ao poder público municipal o documento para oficializar a cessão da área dentro do distrito, para implantação da Central de Transbordo.

Entre as autoridades presentes no evento, estiveram o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira; o diretor do Polo de Inovação, Vicente de Oliveira; a diretora de Novos Negócios da Companhia de Desenvolvimento Industrial do estado do Rio de Janeiro (Codin), Mônica Romero e Olga Lopes; o Superintendente do INEA, Fernando Guida; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal Junior; o secretário Municipal de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel; o presidente da Associação Industrial da Codin (AIC), Lucas Vieira; e o gerente da Firjan, Luiz Mário Concebida.

Saiba Mais: O trabalho do PGRS, que começou a ser desenvolvido por Patrícia em 2014 como dissertação do seu curso de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFFluminense, é um dos projetos já prospectados para o Polo de Inovação do Instituto. O Polo de Inovação Embrapii IFFluminense foi uma das cinco propostas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica aprovadas, recentemente, a partir de uma Chamada Pública da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O Polo, que irá funcionar no campus Rio Paraíba do Sul/Upea, será uma unidade composta por laboratórios de pesquisa aplicada e desenvolverá ações de pesquisa e inovação, com foco em recursos hídricos, energia e resíduos.

Veja as fotos do evento AQUI.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 28/07/15)