POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Plano de gerenciamento de resíduos

por admin publicado 17/07/2015 13h05, última modificação 15/12/2017 16h14
A entrega do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos às indústrias da Codin, por meio do Polo de Inovação do IFF, será realizada no dia 21/07, em Campos.

Entre as principais preocupações das indústrias está o gerenciamento dos resíduos de seus processos produtivos. Dar uma destinação correta a eles é mais do que uma responsabilidade ambiental, faz parte também do cumprimento da legislação vigente.

Neste cenário, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) e a Associação das Indústrias da Companhia de Desenvolvimento Industrial do estado do Rio de Janeiro (AIC - Codin), em parceria com a Firjan, cumprem um importante passo para o desenvolvimento sustentável na região.

Por meio do Polo de Inovação Embrapii/IFFluminense, o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos(PGRS)” será entregue às 16 Indústrias do Distrito Industrial da Codin. O evento está marcado para o dia 21 de julho de 2015, às 18h, na sede da Firjan, em Campos dos Goytacazes-RJ.

“O PGRS é um instrumento legal exigido pela lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Tem como objetivo principal o de promover a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos”, explica a coordenadora do projeto e fiscal ambiental, Patricia Fantinatti.

No caso da Codin, o plano prevê a correta destinação dos resíduos sólidos provenientes dos processos de produção, considerando as peculiaridades e resíduos gerados. Para a implantação dos PGRS em cada empresa, foi realizado, antes, um diagnóstico situacional, por meio de questionário e visitas técnicas.

A próxima etapa será a de elaboração do “Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Industriais do Distrito”, com bolsa de resíduos e fomento à logística reversa. Tendo em vista a aglomeração industrial do local, uma gestão integrada possibilitará otimizar recursos e a própria logística do processo.

Nas indústrias, depois de identificados e gerenciados, os resíduos serão enviados para uma Central de Transbordo a ser construída na Codin. “O objetivo é dar uma destinação correta aos resíduos, resolvendo de forma coletiva e integrada o problema de sua geração nestas indústrias. Nossa expectativa é grande porque significará um diferencial das empresas no mercado e, por isso, estamos trabalhando em conjunto. O problema dos resíduos existe e precisamos de soluções inovadoras para seu destino correto”, relata Lucas Vieira, presidente da AIC.

O trabalho, que começou a ser desenvolvido por Patrícia em 2014 como dissertação do seu curso de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFFluminense, é um dos projetos já prospectados para o Polo de Inovação do Instituto. “Dos projetos do Polo de Inovação, este, com certeza, é um dos de maior importância”, afirma Vicente de Oliveira, diretor do Polo.

Saiba Mais: O Polo de Inovação do IFFluminense/Embrapii foi uma das cinco propostas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica aprovadas, recentemente, a partir de uma Chamada Pública da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O Polo, que irá funcionar no campus Rio Paraíba do Sul/Upea, será uma unidade composta por laboratórios de pesquisa aplicada e desenvolverá ações de pesquisa e inovação, com foco em recursos hídricos, energia e resíduos.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 17/07/15)