POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Meta Alcançada

Polo de Inovação Campos dos Goytacazes assina 3º contrato em menos de três meses

por Comunicação Social do PICG com Reitoria publicado 30/03/2016 18h29, última modificação 30/03/2016 18h48
O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG), do IFFluminense, assinou o seu terceiro contrato, por meio da parceria Embrapii, no dia 21 de março, com a empresa Eximea Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA – EPP, do estado do Espírito Santo.
Assinatura do 3º contrato do PICG.jpg

Gestores do PICG com representantes da empresa Eximea

 Com três contratos assinados em menos de um ano de atuação, o PICG, que busca atingir a meta de sete projetos assinados, em até três anos, para se estabelecer de forma plena como Polo de Inovação Embrapii, já alcançou a meta proposta pela equipe gestora para 2016.

 É uma conquista muito importante. Neste momento de crise no país, estamos conseguindo avançar. Assinamos três contratos em menos de três meses, e estamos em fase de negociação com outras duas empresas. Acredito que até o final de 2016, atingiremos a meta estabelecida para os próximos três anos em apenas um ano”, comemora o diretor do PICG, Vicente de Oliveira.

 O terceiro contrato do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes prevê o desenvolvimento do projeto "Protótipo de dispositivo do tipo centrífuga com instrumentação e monitoramento para o processamento de resíduos de efluentes, provenientes de processo industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, visando o seu enquadramento legal para devolução ao meio ambiente", coordenado pelo professor do IFFluminense, Romeu e Silva Neto. O projeto será iniciado no dia 1º de abril de 2016 e terá 12 meses de duração.

 De acordo com o diretor de Gestão de Projetos do PICG, Rodrigo Martins, o objetivo deste projeto é contribuir para a solução do problema de contaminação dos cursos d´água da região Noroeste Fluminense, em função das atividades de produção (corte) de rochas ornamentais.

 "O principal benefício do projeto é o desenvolvimento de uma tecnologia de filtragem de efluente, que é o resíduo resultante de processos industriais,  visando à redução da poluição ambiental devido à geração de resíduos no processo de beneficiamento das rochas, enquadrando as empresas nos termos das legislações ambientais pertinentes. Além disso, a água filtrada poderá ser reutilizada no processo de produção e o resíduo separado utilizado como matéria-prima de outras indústrias, como por exemplo a de argamassa", explica Rodrigo.

 O contrato foi assinado pelo diretor geral do PICG, Vicente de Oliveira, e pelos sócios-proprietários da Eximea Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA – EPP, Vanderleia Bergamin Fardin e Paulo Roberto Della Barba. A assinatura foi acompanhada pelo gestor do PICG, Rodrigo Martins, pelos professores Rogério Atem e Romeu e Silva Neto, e pelo superintendente geral da Fundação Pró-IFF, Neilton Ribeiro da Silva. 


Comunicação Social do PICG com Reitoria