Notícias
Uma década
Polo de Inovação do IFF celebra 10 anos e destaca as pessoas como força motriz
A comemoração foi pelos 10 anos do Polo de Inovação, mas é aquele relacionamento que já dura bem mais, pelo menos o dobro do tempo. Já se chamou Upea, já se chamou Campus Rio Paraíba do Sul e hoje é o consolidado Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, unidade do IFF vinculada à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para desenvolver pesquisa e inovação aliadas às demandas dos setores produtivos.
O segredo de tantos anos em atividade, com sucesso? Pessoas! Pessoas dedicadas, talentosas, audaciosas, responsáveis e comprometidas.
O mote “pessoas” esteve presente durante toda a cerimônia de aniversário da unidade, realizada na quinta-feira, 25 de setembro de 2025: na fala do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/Mec, Charles Okama de Souza, que veio prestigiar o evento; na fala do reitor do IFF, Victor Saraiva; e na do diretor do Polo de Inovação, Vicente de Paulo.
|
Charles Okama (Setec/Mec) |
Victor Saraiva (reitor do IFF) |
A máxima se concretizou com a entrega de uma réplica da placa comemorativa dos 10 anos ao funcionário mais antigo da casa, sr. Wilson. “Nada disso seria possível sem o principal ativo do Polo: seus talentos. Servidores dedicados, prestadores de serviço especializados e bolsistas engajados são a força motriz por trás de cada projeto, cada parceria e cada inovação desenvolvida. São eles que transformam ideias em soluções, que mantêm o rigor técnico e a sensibilidade social, e que fazem do Polo um ambiente vivo de aprendizado, colaboração e impacto”, ressaltou Vicente.

Vicente, sr. Wilson e Carolina Nunes (coordenadora de pesquisa e extensão do Polo)
Placa comemorativa, galeria de ex-diretores e lançamento de livro
A solenidade do dia 25 de setembro também foi marcada pela inauguração da Placa dos 10 anos e da Galeria dos ex-diretores da unidade.
![]() |
![]() |
Também teve o lançamento oficial do livro “Educação Profissional e Tecnológica e Desenvolvimento – Memória e trajetória dos Institutos Federais na dinâmica socioeconômica regional”, obra do ex-reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas (Leia a entrevista completa).

O Polo em números
Durante a cerimônia, foi apresentado um histórico da unidade, desde a aquisição do terreno, em 1978, passando pela inauguração da Upea, em 2007, até os dias atuais. Marcos, curiosidades, parcerias e projeções.
Coube à diretora de Gestão de Projetos, Juliana Vidigal, expor os números desses 10 anos de percurso:
🤝 61 acordos de parceria firmados, conectando a pesquisa à indústria;
👨🔬 192 pesquisadores envolvidos ao longo deste período impulsionando o conhecimento;
📚 315 estudantes (entre bolsistas e voluntários) desenvolvendo seus talentos;
🔍 43 agentes de prospecção em busca de grandes ideias.

Juliana ainda revelou as metas futuras: fechar 2025 com 14 novos acordos de parceria e levar projetos com contrapartida financeira para todos os campi do IFF. “Estamos indo aos campi e conversando com a comunidade. Já vamos começar a concretizar a proposta agora em outubro com um projeto no Campus Quissamã”, relatou.
|
Da esquerda para à direita: Charles, Victor e Luiz Augusto. |
Neilton Ribeiro (Sicoob) |
|
Rogério Atem (diretor de Inovação Tecnológica do Polo de Inovação) |
Romilda Suinka (Fundação Pró-IFF) |
|
Da esquerda para à direita: Rogério, Juliana e Vicente |
Linha do tempo do Polo de Inovação (clique na imagem para ampliar) |
Leia Mais:
Polo de Inovação do IFF completa 10 anos com programação comemorativa









