POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Polo de Inovação ministra oficina no Campus Itaperuna

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/06/2017 18h46, última modificação 28/06/2017 13h02
A oficina sobre Análise da Água foi realizada durante o II Encontro de Química do campus.
Polo de Inovação ministra oficina no Campus Itaperuna

Oficina contou com participação de alunos do Curso Técnico em Química

Equipe do Laboratório de Monitoramento das Águas da Foz do Rio Paraíba do Sul (LabFoz), do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, ministrou a oficina “Análise de Água - Avaliação da Qualidade e Monitoramento de Corpos Hídricos”, durante o II Encontro de Química do IFFluminense Campus Itaperuna (EQIFF), realizado no dia 22 de junho.

Voltada para os alunos do Curso Técnico em Química, a oficina foi conduzida pela técnica de laboratório Carolina Nunes, com o apoio da bolsista e estudante do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - Química do Campus Campos Centro, Daniella Honorato.

Durante a oficina, foram abordados os seguintes temas: apresentação do LabFoz e do Polo de Inovação; métodos de esterilização e instruções para coleta de amostras de água; parâmetros Físico-Químicos e Microbiológicos realizados no LabFoz; demonstração e/ou prática dos parâmetros de determinação de Coliformes Totais e Coliformes Termotolerantes - Método Colilert, da Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO 5,20 e de pH, Condutividade, STD e Oxigênio Dissolvido - Sonda Multiparamétrica.

Carolina também falou aos estudantes sobre a Lei N.° 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos; a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) N.° 357, de 17 de março de 2005, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento; e a Portaria N.º 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. “Os alunos receberam bem a oficina, foram participativos e interessados”, afirma a servidora.