POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Inovação e Parceria

Projeto de inovação EMBRAPII tem parceria inédita de três empresas juniores do IFF

por Comunicação Social Polo de Inovação publicado 19/07/2021 16h00, última modificação 19/07/2021 17h46
Três empresas júniores do IFF, Aurea, AlQualis e Lignum, atuarão em conjunto em um projeto Embrapii de inovação tecnológica que visa a garantir a reprodutibilidade da torrefação do café.
PROJETO DE INOVAÇÃO EMBRAPII TEM PARCERIA INÉDITA DE TRÊS EMPRESAS JUNIORES DO IFF

Transformar o processo da torra de café por meio de uma solução inovadora. Esse é o objetivo do projeto InovaGrão. O projeto contará com uma atuação conjunta das empresas juniores do Instituto Federal Fluminense (IFF), Aurea, AlQualis e Lignum, em um projeto Embrapii de inovação tecnológica que visa a garantir a reprodutibilidade da torrefação do café aumentando sua eficiência energética. O projeto terá o suporte do Polo de Inovação IFFluminense que é Unidade Embrapii de Produção Mais Limpa Embrapii.

O diretor do Polo de Inovação IFFluminense, Henrique da Hora, afirma que é uma honra estar envolvido com o InovaGrão, em que três empresas juniores, de três diferentes cursos, de três diferentes campi, com três diferentes especialidades, se unem para realizar uma demanda tecnológica no Modelo EMBRAPII.  É algo inédito, e essa realização não poderia representar melhor o espírito da nossa Rede Federal, que envolve empreendedorismo, inovação, interiorização, multi-campi, e sempre o nosso aluno como centro das nossas ações. Estamos muito felizes por ser o Polo de Inovação do IFFuminense a realizar essa demanda tecnológica vinda dos alunos do IFF", comemorou Henrique.

O objetivo do projeto é transformar, por meio da inovação e da tecnologia, a vida de milhares de pessoas que atualmente estão inseridas no segmento de mercado do café, desde produtores a pequenos e médios comercializadores.

De acordo com Daniel Fonseca, presidente da Empresa Júnior Aurea Soluções e Projetos, o Projeto InovaGrão se configura como uma oportunidade única para as 3 empresas juniores do IFF se desenvolverem com base na gestão da inovação e na elaboração de projetos inovadores. "O próximo passo dessa parceria será a estruturação de um protótipo capaz de impactar o processo de torrefação de café de forma inteligente e sustentável, trazendo inúmeros benefícios para o mercado de café do estado do Rio de Janeiro", explicou Daniel.

O Movimento das Empresas Juniores no IFF deu um passo muito ousado e, agora, além da experiência do empreendedorismo, também viverão a experiência da Inovação. "Essa iniciativa é muito importante para nós, empresários juniores. Pois estamos dando um passo em relação à inovação nunca feito antes no Movimento Empresa Junior", contou  Klarissa Leite Kreile, presidente da Empresa Júnior Lignum Consultoria Ambiental.

Pela utilização de ferramentas tecnológicas e estudos práticos, será desenvolvido um dispositivo com o intuito de garantir a reprodutibilidade da torrefação. Desse modo, o projeto impactará de modo significativo em toda a cadeia produtiva do segmento do café. “É gratificante para AlQualis Jr. participar de um projeto tão inovador e desafiador, que é potencializador do protagonismo estudantil e que permite que estudantes de graduação adquiram a experiência de gerir os processos da inovação à medida que gera um impacto tão positivo na indústria de café que tem uma cultura tão forte no estado do Rio de Janeiro”, comemora também Maria Barbatho Goulart, presidente da Empresa Júnior AlQualis Jr. Soluções em Alimentos.

Conheça as empresas juniores: