POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Servidoras do IFF defendem dissertação

por admin publicado 12/06/2013 10h40, última modificação 15/12/2017 16h15
Servidoras do Instituto Federal Fluminense defenderam dissertação de mestrado tendo como foco o município de São João da Barra. Os trabalhos tiveram o apoio infraestrutural da Upea.

As preocupações com as mudanças econômicas, sociais e ambientais que vêm acontecendo no município de São João da Barra-RJ, fruto da instalação do Superporto do Açu, despertam na comunidade científica o interesse pela realização de diferentes estudos sobre o tema.

A área ambiental foi destaque em duas dissertações defendidas por alunas do curso de Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (IFF) e, também, servidoras do Instituto.

Os trabalhos tiveram como foco a Lagoa do Taí, uma das quatro lagoas incluídas na composição da Área de Proteção Ambiental (APA) de Grussaí, em São João da Barra, mas com diferentes perspectivas.

A servidora Dayana Freitas dos Santos Dias se preocupou com a relação entre a Lagoa e a comunidade em seu trabalho intitulado “Qualidade da água consumida pelas comunidades residentes no entorno da Lagoa do Taí”, com orientação do Prof. Vicente de Paulo e apoio de infraestrutura de laboratório (equipamentos e análises) e dos funcionários da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA).

O trabalho foi apresentado e aprovado no dia 07 de junho de 2013, na Unidade. Entretanto, um dia antes, 06 de junho, a pesquisa foi premiada com menção honrosa no V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict).

“Nesta dissertação, buscou-se avaliar a qualidade e usos das águas subterrâneas em distritos rurais do município de São João da Barra que não recebem água tratada através de rede de distribuição e das águas das cisternas comunitárias, que são abastecidas com água tratada por meio do poder público municipal”, explicou Dayana em seu trabalho.

Defesa Dissertação UPEA Dayana.jpg

(Da esquerda para direita - Profa. Maria Canela (UENF-avaliadora), Prof. Vicente de Paulo (IFF-orientador), Dayana Freitas dos Santos Dias (IFF-mestranda), Prof. Cíntia Neves (IFF-avaliadora) e Laci Gonçalves (IFF-Mestre em Engenharia Ambiental).

Já a servidora Laci Gonçalves Dias Viana apresentou o trabalho intitulado “Caracterização da Qualidade de Água da Lagoa do Taí, no Município de São João da Barra – RJ”. A defesa foi realizada no dia 27 de maio, também na UPEA.

Para a realização da pesquisa, orientada pelo Prof. Vicente de Paulo, ela contou com o apoio da infraestrutura de laboratório, barco e de funcionários da Unidade.

“As Lagoas de Quipari, Salgada e de Grussaí, que também compõem a Área de Proteção Ambiental (APA), já são objeto de estudo de várias pesquisas, mas a do Taí não, por isso o interesse em estudá-la. Uma lagoa que é utilizada pelos moradores tanto para a pesca como para o artesanato, através da utilização da taboa”, disse Laci.

Para a avaliação da qualidade da água ela utilizou o Índice de Qualidade de Água (IQA). “Está entre razoável e bom, com tendência para razoável, o que aponta a necessidade de ações permanentes para a manutenção e preservação da lagoa”, finaliza.

Defesa Dissertação UPEA Lacy.jpg

(Da esquerda para direita - Prof. Vicente de Paulo (IFF-orientador), Laci Gonçalves (IFF-mestranda), Prof. Elias Fernandes de Sousa (UENF -avaliador) e Prof. Manildo Marcião (IFF-avaliador).

(Publicado em 12/06/2013)