POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Inovação

Startup apoiada pelo Polo de Inovação desenvolve novo modelo de coleta de óleo de cozinha

por Comunicação Social do Polo de Inovação com Reitoria publicado 05/09/2022 14h31, última modificação 05/09/2022 14h31
Máquina desenvolvida pela Óleoponto troca óleo de cozinha usado por novo. O óleo descartado é transformado em biodiesel.
Startup apoiada pelo Polo de Inovação desenvolve novo modelo de coleta de óleo de cozinha

Descarte correto do óleo de cozinha usado é feito por meio de um totem inteligente (Imagem: Divulgação/Polo de Inovação)

 A startup Óleoponto, com o apoio do Polo de Inovação Embrapii, do Instituto Federal Fluminense (IFF), é referência em inovação. A empresa desenvolveu uma máquina que troca óleo de cozinha usado por óleo novo, e o que é descartado é transformado em biodiesel. A iniciativa promissora promove a participação da população para o descarte correto do óleo de cozinha através de um totem inteligente. Todo óleo descartado é recompensado com a bonificação de um óleo novo, dessa forma, a comunidade no entorno desenvolve uma consciência sustentável.

 A concretização do projeto só foi possível a partir da parceria com o Polo de Inovação Embrapii (IFF), que forneceu recursos e suporte para o desenvolvimento e implementação da ideia inovadora. O Polo dispõe de recursos não reembolsáveis e tecnologia para pesquisadores que tenham projetos voltados para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

 Zadrik Mendonça, fundador da Óleoponto, diz que é "muito provável que se não tivesse encontrado a Embrapii e o Polo de Inovação, a Óleoponto poderia ter ficado no caminho", afirma, acrescentando que o apoio do IFF foi essencial para realizar esse sonho.

 Segundo a diretora de Gestão de Projetos do Polo, Juliana de Souza Monteiro de Matos, "a missão do Polo de Inovação do IFFluminense, enquanto Unidade Embrapii, é fortalecer e aumentar a competitividade do setor produtivo e a parceria com a startup Óleoponto traz grande satisfação para nossa unidade."

 Hoje, existem 71 unidades Embrapii para desenvolvimento de inovação espalhadas pelo Brasil. Cada unidade tem uma especialidade e a empresa acaba trabalhando com a que é mais adequada para seu projeto. A unidade Embrapii Campos dos Goytacazes, especializada em Produção mais Limpa, tem R$ 7,7 milhões disponíveis para investir em novos projetos.

 Se você, empreendedor, também tem vontade de alavancar sua ideia para uma sociedade mais sustentável, entre em contato com o Polo de Inovação do IFFluminense para desenvolver seu projeto. A unidade em Campos dos Goytacazes encontra-se disponível para inovar e agregar valor ao seu negócio.

 Para apresentar um projeto para o Polo, entre em contato pelos canais:

 Telefones - Geral: (22) 2737-5691 | PMO: (22) 2737-5692

 E-mail: diretor@iff.edu.br

 Horários - Funcionamento: 7h às 23h | Atendimento: 8h às 17h